O Projeto Sanitarista Junior da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realizou mais uma etapa das atividades no município de Angelina. A Escola Estadual Nossa Senhora recebeu uma palestra sobre Sanidade Apícola ministrada por profissionais do Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul, nesta terça-feira, 17 de outubro.
Por meio dos Médicos Veterinários da Regional de Rio do Sul André Aguiar Bessa e Patricia Mayer, alunos e professores da Escola Nossa Senhora assistiram uma palestra sobre a Sanidade Apícola.
De acordo com a equipe do Departamento Regional da Companhia de Rio do Sul, o tema escolhido para essa atividade foi muito interessante para os estudantes. Isso porque muitos tem parentes apicultores e a apicultura faz parte da realidade deles, além disso, a palestra enalteceu a importância das abelhas para ao meio ambiente.
Importância das abelhas
Para entender a importância das abelhas no meio ambiente, precisamos primeiro entender o que é a polinização. A polinização é o transporte de pólen de uma flor para outra, é mediante esse processo que as flores são fecundadas, dando início ao desenvolvimento de frutos e sementes. Dentre os animais capazes de realizar a polinização, as abelhas são as mais famosas, mais rápidas e eficazes. Além de ter a capacidade de voar em zigue-zague, esses insetos conseguem saber qual o melhor horário para coletar o pólen.
Mesmo tão pequenos no tamanho, as abelhas são de suma importância para toda a vida na Terra. Sem elas, não perderíamos só o mel e os produtos agrícolas. Toda produção de animais para consumo sofreria grandes perdas, visto que estes animais são herbívoros. Ademais, a vida selvagem em geral também sofreria sem elas, pois a vegetação seria drasticamente reduzida.
Sobre o Projeto
O Projeto Sanitarista Júnior da Cidasc tem por objetivo geral proporcionar que alunos, professores, produtores rurais, comerciantes de produtos de origem vegetal e animal, responsáveis técnicos e a comunidade em geral se tornem agentes multiplicadores da Defesa Agropecuária, por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária. Com isso, tem a finalidade de possibilitar um exercício pleno da cidadania e a melhoria na qualidade de vida, além de estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos com intuito de ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Educação Sanitária.
A implantação do projeto teve início ano passado nas escolas de Santa Catarina. Hoje, o Sanitarista Junior atende 42 escolas distribuídas em 20 municípios catarinenses e contempla mais de 1400 crianças, sendo mais uma das ações de Educação Sanitária desenvolvidas pela Cidasc.
Em agosto desse ano o projeto foi premiado com o Troféu Onda Verde, referente ao 23º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Agropecuária, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2016, que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – Fiesc, em Florianópolis.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom