Ao participar da inauguração de silos graneleiros no terminal marítimo do Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, na última quinta-feira, 13, o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse que o estado é um exemplo na agropecuária brasileira. “Santa Catarina tem uma agricultura muito diversificada e um sistema de sanidade animal e vegetal reconhecido internamente e no mercado mundial”.
O estado, destacou Blairo, é o único do país com status livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE. O ministro lembrou que a Coreia do Sul acaba de abrir mercado à carne suína de SC. No dia 16 de novembro, uma missão técnica sul-coreana virá ao Brasil para vistoriar propriedades e frigoríficos.
O ministro salientou que o terminal do Porto de São Francisco do Sul é um exemplo concreto de resultado da chamada “lei dos portos”, sancionada em junho de 2103, que abriu a exploração de terminais portuários ao capital privado.
Silos para soja e milho
Os três novos silos ficam no terminal marítimo privado da empresa Terlogs. Eles têm capacidade para armazenar até 70 mil toneladas de soja e milho – dois produtos importantes na pauta de exportações brasileiras. Com isso, a capacidade estática do terminal passa a ser de 180 mil toneladas de grãos.
Santa Catarina se destaca como uma das principais saídas dos produtos brasileiros com destino ao mercado externo. O estado conta com quatro portos: São Francisco do Sul, Itajaí, Imbituba e Navegantes.
Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br