A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realiza hoje, 14, solenidade de entrega do Certificado de Concessão para a Empresa Moinho Jaraguá. A marca é a primeira de Santa Catarina a conquistar o Selo de Conformidade Cidasc – SCC, certificação que regulamenta o processo de transformação e produção de alimentos no Estado. O evento tem início às 19h, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, em Jaraguá do Sul.

Arte: Ascom/Cidasc

Arte: Ascom/Cidasc

No início de 2014 a empresa Moinho Jaraguá aderiu ao SCC, o processo para efetiva implantação durou 15 meses. O Selo tem como objetivo fortalecer a atuação das empresas do ramo rural e agrofamiliar, comprovando que determinado produto passou por processos rigorosos de controle de qualidade de manipulação, produção, distribuição e higiene, entre outros aspectos da cadeia produtiva.

Sandro Wille, proprietário da Moinho Jaraguá, conta que o Selo de Conformidade Cidasc “engloba desde a produção da mercadoria no produtor, até a chegada ao parque fabril e depois no consumidor, fazendo classificações, exames, emitindo laudos sobre toxinas, orientando funcionários sobre higiene pessoal e de maquinário. Tudo para comprovar que o alimento está pronto para ser comercializado”. De acordo com Wille, a expectativa é que as embalagens certificadas com o Selo comecem a circular no mercado a partir da próxima semana.

Mais do que certificar o produto, o Projeto da Cidasc amplia a compreensão dos pequenos negócios rurais sobre a legislação e normas vigentes no país, orientando os empresários a respeito de ações que estejam alinhadas com estas normativas. “Para nós, é algo que vem para melhorar os processos. Nós temos uma legislação no Brasil, mas sempre vem a questão de como fazer. Falta orientação. Esse projeto vem para mostrar que caminho seguir”, afirma Rosilda Antunes, gerente de vendas da Moinho Jaraguá.

Atualmente, a Moinho Jaraguá é responsável pela comercialização de mais de 450 toneladas por mês de cereais, que são distribuídos para mais de 1.550 clientes ativos. A empresa, que conta com 15 funcionários, foi fundada há 40 anos para comercialização de milho e fubá, e em 1988 adquirida pela família Wille, que ampliou o parque fabril e hoje conta com uma gama de 31 produtos de marca própria e 40 produtos de marcas variadas.

Outras empresas buscam o SCC

Segundo a Gestora Estadual da Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc, Valdirene Régia Bizolo Sommer, 21 empresas estão em processo de certificação em todo o Estado. No total, são realizadas entre 12 e 20 consultorias mensais para a conclusão do processo, dependendo do perfil da empresa e do número de adequações necessárias para atender às demandas do Selo.

“A função principal é dar garantia da segurança dos alimentos em todo o processo. Assim o empreendedor pode trabalhar sua marca com segurança, agregando valor de mercado”, destaca Valdirene. A maioria das empresas atua nos segmentos de climatização, cerealista ou de conservas. “É importante ressaltar que este selo precisa ser renovado a cada seis meses por meio da realização de uma nova auditoria, o que torna o processo mais seguro e eficaz”, explica a Gestora da Cidasc.

Para participar ou solicitar mais informações

Você pode entrar em contato com a Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc pelo telefone (48) 3665-7081. Também é possível conhecer melhor as etapas da certificação no site da Companhia. Para saber mais sobre as ações da Cidasc no âmbito da classificação vegetal, clique aqui.

Notícia publicada no Portal OCP Online, o texto é de Kamila Schneider com informações adicionais da Cidasc.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom