Na última terça-feira, 4, os Engenheiros Agrônomos Paulo Borba e Yuri Ramos, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, estiveram nas dependências do Agronômica – Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os profissionais da Cidasc participaram do programa de capacitação continuada dos colaboradores do laboratório Agronômica.

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Os Engenheiros Agrônomos realizaram uma apresentação das ações de Defesa Sanitária Vegetal executadas pela Companhia no estado de Santa Catarina. Yuri Ramos palestrou sobre o sistema utilizado no processo de certificação e levantamentos de pragas realizados no estado, além do trabalho desenvolvido na erradicação da praga Cydia pomonella. No Brasil, a erradicação de uma praga após o estabelecimento foi um feito único, hoje o país é o único produtor de maçã livre dessa praga.

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Paulo Borba apresentou o trabalho realizado por meio do Termo de Cooperação Técnica, firmado entre o setor público e privado, no combate a vespa-da-madeira (Sirex noctilio). “Este trabalho é marcado pela iniciativa dos setores e no comprometimento do estado no combate a vespa-da-madeira, o que está contribuindo para redução dos prejuízos causados por esta praga”, declarou.

O encontro também teve a participação do Engenheiro Agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa Silvio Testasecca, que comentou sobre as ações do Ministério da Agricultura no estado de Santa Catarina e das parcerias entre o Mapa e a Cidasc, firmadas mediante convênios, principalmente no trabalho de certificação e Defesa Sanitária Vegetal.

“A participação da Cidasc neste evento foi proporcionada pela excelência dos trabalhos realizados pela equipe de Defesa Sanitária Vegetal, reconhecida pelas ações proativas e profissionalismo nas atividades”, comenta Borba.

Sobre o Sistema de Defesa Sanitária Vegetal

foto-vegetalO Sistema de Defesa Sanitária Vegetal é um setor essencial para a proteção e o desenvolvimento dos ecossistemas agrícolas, além de estabelecer diretrizes que norteiam as boas práticas de agricultura.

Esse trabalho desenvolvido pela Defesa Sanitária Vegetal permite a comercialização dos produtos agrícolas segundo as exigências dos mercados nacional e internacional.

Diversas outras atividades são promovidas pelo Sistema, como por exemplo; levantamentos de detecção, delimitação e monitoramento permanente de pragas; capacitação de produtores rurais; realização de campanhas de informação; educação sanitária; entre outras.

O trabalho da Defesa Vegetal contribuiu para que Santa Catarina alcançasse conquistas importantes no mercado agrícola. Atualmente o Estado é o maior produtor brasileiro de maçã, com 60% da safra nacional, possui o status sanitário de área livre da Cydia Pomonella, condição que garante a abertura de novos mercados. Outros bons resultados aparecem na bananicultura, por meio de uma produção de 680.000 toneladas, baseada nas pequenas propriedades. Isso se deve também ao controle de pragas e a incorporação de novos sistemas de manejos especializados, o mercado interno se fortalece e surgem novas possibilidades de venda da fruta para o exterior.

A Cidasc também monitora as mudas cítricas, hoje concentradas  na agricultura familiar. O Estado está próximo de atingir a condição de área livre de Greening e do Cancro cítrico, assim o comércio de mudas se amplia para todo o território nacional.

Fonte: Engenheiro Agrônomo da Cidasc Paulo Tarcísio Domatos de Borba.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom

Galeria de Imagens: 

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal