Cerca de 300 animais, entre eles equinos, bovinos e ovinos entraram no Parque Conta Dinheiro, em Lages, Santa Catarina, para participarem da Expolages, um das maiores feiras do agronegócio catarinense que ocorre neste semana e segue até o dia 16 de outubro. Os animais somente adentram no parque após serem fiscalizados por profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc. Além dos animais recepcionados na tarde de ontem, quarta-feira dia 12, o evento espera mais, a expectativa este ano é de 1400 cabeças.

Foto: Divulgação Evento

Foto: Divulgação Evento

Para os animais poderem participar da feira a Cidasc exige, de acordo com as legislações sanitárias vigentes, que sejam apresentados os seguintes exames: e brucelose e tuberculose para bovinos; anemia infecciosa, mormo e vacinação contra influenza para equinos. Para a entrada dos ovinos, é necessário apresentar o atestado de animal livre de ectoparasitos e exame negativo para epididimite nos machos.

Foto: Divulgação Evento

Foto: Divulgação Evento

Segundo a médica veterinária da Cidasc Cristina Cardoso, durante a recepção dos animais são conferidas todas as exigências solicitadas, os brincos, a Guia de Trânsito Animal – GTA e é realizado análise para identificar possíveis infecções. Caso o animal apresente alguma suposta doença fica impedido de entrar na feira. No entanto, ela explica que hoje os criadores já estão bem conscientes sobre estas condições e é difícil, portanto, que aconteça de algum animal ser barrado. A Médica Veterinária da Cidasc gravou um vídeo explicando mais sobre o assunto, para assistir acesse: goo.gl/yF9awo

A partir de hoje, quinta-feira dia 13, começam a chegar os animais rústicos e os da feira geral.

Sobre a Expolages 

Foto: Divulgação Evento

Foto: Divulgação Evento

A primeira exposição ocorreu em 1920, no antigo Posto Zootecnológico, onde hoje está localizado o Ginásio Jones Minosso. Na ocasião, o foco da exposição era mostrar a qualidade dos animais de Raças Européias, seja do continente ou da Grã Bretanha. Devido ao grande sucesso na década de 70, evoluiu para Feira Multissetorial Expolages, reunindo diversos setores e múltiplas oportunidades de negócios. Hoje na hora da venda dos animais, contam itens como produtividade, genética, precocidade reprodutiva para gerar outro animal no menor tempo possível, dentição e a pigmentação de pelo. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

Fonte: Expolages.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom