Teve início na última quinta-feira, 6, e segue até a próxima quarta, 12, a 17ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana – Fenaostra. Com o objetivo de divulgar o molusco catarinense e ampliar o mercado para os produtores, o festival é um verdadeiro resgate da gastronomia e da cultura açoriana da ilha de Santa Catarina. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc é uma das entidades apoiadoras do evento que está sendo realizado no Centrosul, em Florianópolis.
A produção de ostras em Florianópolis representa 91,1% no mercado nacional. Números que deram a cidade o título de Capital Nacional da Ostra. A Cidasc é uma das entidades governamentais que apoia e auxilia na organização dos estabelecimentos produtores de ostras fornecidos na 17ª Fenaostra, por meio do Serviço de Inspeção Estadual – SIE ela garante a qualidade e a segurança dos alimentos comercializados no evento. Um estande da Companhia, junto a Epagri e a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, está disponível para visitação na festa.
A 1ª edição da Fenaostra ocorreu em 1999 e com o passar dos anos tornou-se um atrativo para brasileiros e estrangeiros movimentando o setor turístico. Segundo a organização do evento, cada edição recebe um número maior de visitantes. O evento é consolidado como a única promoção do gênero no país a reunir em um mesmo espaço atividades nas áreas gastronômicas, técnico-científica, econômica e cultural.
O evento é promovido pela Organiza Eventos e conta com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, essa que auxilia na articulação de um grupo composto por representantes do Igeof, Secretaria da Pesca, Maricultura e Agricultura, Secretaria de Turismo, FloripAmanhã e Abrasel/SC. As entidades prestam suporte à organização junto à empresa Organiza Eventos Ltda, que obteve a concessão para dar continuidade na Fenaostra.
Serviço de Inspeção Estadual – SIE
O Serviço de Inspeção Estadual – SIE da Cidasc é um sistema de controle e fiscalização que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal comestíveis ou não comestíveis. As instalações da indústria, planta e fluxo de produção são avaliados por médicos veterinários oficiais do SIE que realizam orientações nas indústrias para que o produto seja adequado ao consumo humano, sem apresentar qualquer risco a saúde. Os veterinários verificam se os produtos atentem aos requisitos mínimos de qualidade para consumos, os produtos aprovados recebem o selo do SIE em sua rotulagem.
As ações de inspeção buscam oferecer alimentos de qualidade mediante o acompanhamento deste produto desde o início de sua cadeia produtiva até a industrialização, envolvendo a transformação da matéria-prima em alimento, seu armazenamento, transporte e comércio.
São produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, carne bovina, carne suína, carne de aves, linguiças, queijos, mel, pescados, ovos, entre outros.
Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Galeria de Imagens: