Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, que atuam no desenvolvimento das ações de Defesa Sanitária Vegetal da Companhia, recebem treinamento em Segurança do Trabalho, hoje, 6, no auditório do escritório central da Cidasc, em Florianópolis.

Foto: Nicole Barbieri - Ascom/Cidasc

Foto: Nicole Barbieri – Ascom/Cidasc

Esse treinamento teve início às 9:00h e foi ministrado por um profissional da empresa terceirizada Dr Fly. Os Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas presentes no auditório receberam orientações sobre medidas relacionadas a segurança do trabalho, tais como: correto uso de Equipamentos de Proteção Coletiva e Equipamentos de Proteção Individual; riscos ergonômicos; doenças psicolaborais; direção defensiva; toxicologia e riscos químicos, devido o contato com agrotóxicos; e apresentação dos laudos ambientais.

Sobre o Sistema de Defesa Sanitária Vegetal

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

O Sistema de Defesa Sanitária Vegetal é um setor essencial para a proteção e o desenvolvimento dos ecossistemas agrícolas, além de estabelecer diretrizes que norteiam as boas práticas de agricultura.

Esse trabalho desenvolvido pela Defesa Sanitária Vegetal permite a comercialização dos produtos agrícolas segundo as exigências dos mercados nacional e internacional.

Diversas outras atividades são promovidas pelo Sistema, como por exemplo; levantamentos de detecção, delimitação e monitoramento permanente de pragas; capacitação de produtores rurais; realização de campanhas de informação; educação sanitária; entre outras.

O trabalho da Defesa Vegetal contribuiu para que Santa Catarina alcançasse conquistas importantes no mercado agrícola. Atualmente o Estado é o maior produtor brasileiro de maçã, com 60% da safra nacional, possui o status sanitário de área livre da Cydia Pomonella, condição que garante a abertura de novos mercados. Outros bons resultados aparecem na bananicultura, por meio de uma produção de 680.000 toneladas, baseada nas pequenas propriedades. Isso se deve também ao controle de pragas e a incorporação de novos sistemas de manejos especializados, o mercado interno se fortalece e surgem novas possibilidades de venda da fruta para o exterior.

A Cidasc também monitora as mudas cítricas, hoje concentradas  na agricultura familiar. O Estado está próximo de atingir a condição de área livre de Greening e do Cancro cítrico, assim o comércio de mudas se amplia para todo o território nacional.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom

Galeria de Imagens: 

Foto: Nicole Barbieri - Ascom/Cidasc

Foto: Nicole Barbieri – Ascom/Cidasc

Foto: Nicole Barbieri - Ascom/Cidasc

Foto: Nicole Barbieri – Ascom/Cidasc

Foto: Nicole Barbieri - Ascom/Cidasc

Foto: Nicole Barbieri – Ascom/Cidasc