A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc também está apoiando o Outubro Rosa. Os colaboradores e terceirizados do Terminal Graneleiro da Cidasc se reuniram, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul, na última sexta-feira, 28, para demonstrar todo o apoio à campanha de conscientização.

Foto: Terminal Graneleiro - Cidasc

Foto: Terminal Graneleiro – Cidasc

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul atua desde o ano de 1984. A equipe é formada por 50 voluntárias, 9 profissionais contratados e remunerados (médica mastologista, médica ginecologista, enfermeira, 2 técnicas em radiologia, secretária, auxiliar administrativa, motorista e serviços gerais) e 3 profissionais voluntários (psicóloga, fisioterapeuta e professora de Ioga), que atendem o grupo “Sempre Viva”, direcionada a mulher mastectomizada.

A equipe presta assistência com medicamentos, cestas básica (pacientes carentes) e transporte diário para a cidade de Joinville para realização de exames, consultas oncológicas e tratamento de quimioterapia e radioterapia a pacientes com câncer (homens, mulheres e crianças). São realizados na Rede Feminina exames de papanicolau e mamografias diariamente.

Outubro Rosa

A campanha de conscientização Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada na cidade de Nova York. Porém, somente em 1997 é que entidades de outras cidades dos Estados Unidos começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

Fonte: Terminal Graneleiro da Cidasc.