O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Blumenau recebeu nos dias 27, 28 e 29 de setembro uma equipe de Supervisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –  Mapa. A equipe de Supervisão, ao longo dos três dias de visita, deu ênfase no Programa Nacional da Sanidade dos Equídeos – PNSE e Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros – PNCRH.

Foto: Priscila Lemos Aguiar - Departamento Regional da Cidasc de Blumenau

Foto: Priscila Lemos Aguiar – Departamento Regional da Cidasc de Blumenau

A equipe de Supervisão do Mapa foi composta pelas Fiscais Federais Agropecuários, Alessandra de Lacerda Alves e Silvia Camargos Quintela Mendes, que supervisionaram as Unidades Veterinárias Locais dos municípios de Blumenau, Indaial e Timbó.

Segundo o Departamento Regional da Cidasc de Blumenau, a supervisão deu atenção especial aos aspectos relacionados aos programas PNSE e PNCRH.  Assuntos comuns aos demais programas sanitários desenvolvidos pela Defesa Sanitária Animal de Santa Catarina também foram conferidos por meio da verificação de documentos e processos gerados nas unidades veterinárias.

A supervisão ainda realizou a conferência dos bens adquiridos pelo Convênio n.º 794620/2013 firmado entre o Ministério da Agricultura e a Cidasc.

Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros

O Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros, executado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, procura manter o controle populacional das espécies de morcegos hematófagos, minimizando as perdas econômicas e sanitárias provocadas pelas espoliações e transmissão de enfermidades.

Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos

O Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos tem como objetivo elaborar e propor atualização da legislação relativa às normas e procedimentos técnicos. O PNSE ainda propõe e acompanha estudos epidemiológicos, realiza vigilância epidemiológica e sanitária das principais doenças dos equídeos, tais como o Mormo e a Anemia Infecciosa Equina, visando a profilaxia, o controle e a erradicação dessas doenças em todos os Estados da Federação. Para saber mais sobre as ações desenvolvidas pela Cidasc no âmbito da Sanidade Equídea, clique aqui.

Fonte: Ari Schlagenhaufer e Priscila Lemos Aguiar – Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/