A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc esteve presente na cerimônia de comemoração da Indicação Geográfica – IG conquistada pela banana da região de Corupá, município de Santa Catarina. Estiveram presentes no evento, representando a Companhia, a Gestora Estadual da Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc, Valdirene Régia Bizolo Sommer, e o Coordenador Regional de Agricultura do Departamento Regional da Cidasc de Joinville, Celso Eduardo Wassmansdorf.

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

A região de Corupá obteve a Indicação Geográfica como a banana mais doce do Brasil, tudo isso devidamente registrado no INPI, conforme manda a legislação. Durante a cerimônia de comemoração os representantes da Cidasc carregaram um dos componentes que compõe o símbolo do IG, as folhas da bananeira, representando a sanidade vegetal.

Essa Indicação Geográfica pretende distinguir o produto de uma determinada região, o que não implica que a fruta seja de melhor qualidade que outras, apenas a distingue das demais bananas do mundo. A conquista de Corupá trata-se da primeira IG do estado de Santa Catarina e da primeira IG da banana no Brasil.

“Todos sabem o que é um champagne. Trata-se de um espumante da região de Champagne na França. Todos sabem o que é um vinho do porto. Trata-se de um vinho da região do Porto em Portugal. O que poucos sabem é que agora temos a banana da região de Corupá, a banana mais doce do Brasil”, declarou Valdirene.

Indicação Geográfica

A Indicação Geográfica – IG é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem. No Brasil, ela tem duas modalidades: Denominação de Origem (DO) e Indicação de Procedência (IP). Veja mais informações sobre a IG no Brasil.

Selo de Conformidade Cidasc – SCC

O Selo de Conformidade Cidasc – SCC indica para o consumidor a excelência na segurança do alimento adquirido e proporciona o fortalecimento das marcas parceiras no mercado. Para saber mais sobre as ações da Cidasc no âmbito da classificação vegetal, clique aqui.

Fonte: Valdirene Régia Bizolo Sommer – Cidasc.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom

Galeria de Imagens: 

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal