Ontem, 21, Classificadores da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Ezequiel Pelentir e Herno Márcio Godel, ministraram palestra sobre a Classificação de Produtos de Origem Vegetal no Centro de Treinamento da Epagri, em Campos Novos.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos

A Epagri, por meio do Responsável pelo Programa Técnico Gestão de Negócios e Mercado – GNM, convidou os Classificadores do Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos, Ezequiel Pelentir e Herno Márcio Godel, para ministrarem a palestra e sanar dúvidas relacionadas às exigências de Classificação de Produtos de Origem Vegetal.

O evento contou com a participação de 24 Líderes e Coordenadores de Projetos técnicos específicos, que atuam nos seguintes eixos: Organização da Agricultura Familiar, Agroindústrias, Mercado, TRAF & Artesanato, PNAE e PAA. A palestra teve como objetivo conscientizar os ouvintes para que esses possam passar as informações e orientar os produtores da região no âmbito da Classificação Vegetal.

No decorrer do encontro, os profissionais da Cidasc palestraram sobre a importância das ações de classificação; qual o papel do Classificador; como acessar os serviços de classificação da Companhia; quais os custos para esses serviços; validade dos documentos de classificação; diferenças entre classificação para mercado e classificação para entidades públicas federais, estaduais e municipais; produtos com padrão oficial e produtos sem padrão oficial (adesão voluntária); produtos desclassificados e importados, entre outros assuntos recorrentes ao tema.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos

Selo de Conformidade Cidasc – SCC

Uma das ações da Gerência Estadual de Classificação de Produtos de Origem Vegetal da Cidasc é o Selo de Conformidade Cidasc – SCC. O SCC dá suporte aos pequenos negócios rurais e agrofamiliares dedicados à produção, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal, destinados ao consumo humano. Com o Selo de Conformidade, os estabelecimentos passam a operar pontualmente sob os ditames legais. Para saber mais sobre as ações da Cidasc no âmbito da classificação vegetal, clique aqui.

Vantagens da Classificação

A Classificação possibilita a seleção de produtos para diferentes usos; facilita a fixação de preços; proíbe a comercialização de produtos inadequados ao consumo humano ou animal; auxilia autoridades fazendárias, tornando adequada e segura a tributação; detecta fraudes e contaminações nos produtos, além de impedir a importação de produtos abaixo da qualidade permitida para comercialização no Brasil.

Fonte: Ezequiel Pelentir – Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos