Nos dias 8 e 9 de setembro, ocorreu no Ministério da Agricultura, em Brasília, uma reunião entre as Coordenadoras do Programa de Sanidade Avícola dos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O encontro teve como objetivo a apresentação do diagnóstico inicial para implementação das Unidades de Referência Tecnológica – URTs nos estados.

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Além das Coordenadoras do Programa de Sanidade Avícola, Luciana Gaspar do Espírito Santo, Flavia Fortes do Rio Grande do Sul e Alexandra Reali Olmos de Santa Catarina. Também estiveram presentes na reunião a Diretora de Defesa Agropecuária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Priscila Belleza Maciel, a pesquisadora da Embrapa Concórdia, Sabrina Duarte e o chefe da divisão de aves do Programa Nacional de Sanidade Avícola – PNSA, Bruno Pessamilio.

Motivados pelo Projeto de Boas Práticas de Produção na Postura Comercial, desenvolvido pela Embrapa, a reunião objetivou a apresentação do diagnóstico inicial para implementação das Unidades de Referência Tecnológica – URTs, nos estados do Espirito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O projeto tem como prioridade o estabelecimento de propriedades modelo e a elaboração de materiais instrutivos para capacitações de produtores e de responsáveis técnicos. Desta forma, foram elencadas algumas atividades de desenvolvimento necessárias para obtenção dos objetivos propostos.

De acordo com os profissionais, a produção dos materiais resultantes do projeto irá possibilitar a aprendizagem de produtores e adequação de suas granjas visando atender a urgente necessidade de melhoria das condições de biosseguridade necessárias na produção dos ovos comerciais no Brasil.

O projeto também poderá ser uma ferramenta para padronização de procedimentos e treinamento dos responsáveis técnicos dessas granjas, além de ser um instrumento possível para melhorar a formação e padronização de procedimentos dos fiscais estaduais nos diferentes estados do Brasil.

Fonte: Sabrina Duarte, Embrapa.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom