Foto: Ascom/Cidasc

Hoje, segunda-feira dia 22, começou o 14º Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos – Enbrapoa, o tema dessa edição é “Avanços Biotécnicos na Sanidade de Organismos Aquáticos”. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc está presente no evento com um estande a fim de apresentar as ações de Defesa Agropecuária desenvolvidas no Estado. O encontro ocorrerá até a próxima quinta-feira, 25, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.

Foto: Ascom / Cidasc.

É a segunda vez que Florianópolis é sede do Encontro, a primeira vez foi em 2000, quando a cidade sediou o 5º Enbrapoa. Este ano, serão abordados diversos temas envolvendo aspectos das enfermidades que acometem os animais aquáticos. O uso e a implementação de medidas profiláticas e terapêuticas nos cultivos serão abordados, bem como as formas de transmissão e disseminação de enfermidades e os aspectos moleculares e histopatológicos dos agentes etiológicos. Será ainda discutido o ensino da Patologia de Organismos Aquáticos nos cursos do Brasil, possibilitando assim o intercâmbio de ideias e conhecimento entre os cursos de graduação e pós-graduação no país.

O tema “Avanços Biotécnicos na Sanidade de Organismos Aquáticos”, será abordado por meio de cinco minicursos, palestras, conferências e mesas redondas com pesquisadores nacionais e internacionais. Para saber mais do evento, clique aqui. Acompanhe também o Enbrapoa no Facebook, clique aqui.

Foto: Estefânia Moura de Campos

História do Enbrapoa

A primeira edição do Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos – Enbrapoa ocorreu em 1990, na cidade de São Paulo, e outras edições com expressivo sucesso científico já foram realizadas em vários locais do Brasil. Em 1998, Maringá – PR sediou o 5º Enbrapoa e o 1º Encontro Latino-Americano de Patologistas de Organismos Aquáticos – Elapoa. Em 2000, Florianópolis sediou o 6º Enbrapoa e o 2º Elapoa. Foz do Iguaçu – PR foi sede do 7º Encontro e do 3º Elapoa. Laguna – SC sediou em 2004 o 8º Enbrapoa, ocasião na qual, o Elapoa chegou ao fim. Os eventos seguintes ocorreram a cada dois anos, sendo que a capital alagoana, Maceió, sediou o 9º Enbrapoa, no ano de 2006, Búzios – RJ sediou o 10º Encontro, em 2008, e Campinas – SP sediou o 11º Enbrapoa, em 2010. A cidade de Bonito – MS realizou o 12º Enbrapoa e o último evento, ocorreu em 2014 na capital sergipana, Aracaju.

Fonte: Enbrapoa.