Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

Entre os dias 15 e 16 de agosto, alunos das Escolas EMEB Arizona, de Jacinto Machado e EEBM Professora Laurita M. Bristot, de Turvo, participaram de uma oficina prática realizada pelos profissionais das áreas técnicas do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma. Os alunos conheceram o veículo utilizado pela Companhia para a Defesa Sanitária Agropecuária. Essa atividade é uma ação do Projeto Sanitarista Junior da Cidasc, e é realizada com alunos que participam do Projeto nas escolas.

Segundo a técnica agrícola da Cidasc, Valdirene Borges Emerim De Noni, “a ação foi recebida pelos de forma positiva, participativa e também lúdica, vista que foi explanado todo o funcionamento do veículo”. Os alunos puderam interagir com os técnicos e com o veículo, em cada turma um  aluno foi vestido com Equipamento de Proteção Individual – EPI para demonstração.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Cricúma

Ao todo, as duas escolas trouxeram 13 turmas, sendo elas do Ensino Fundamental I e II, contabilizando um total de 271 alunos e 8 professores. O tema central, que foi a utilização do veículo para a Defesa Sanitária Agropecuária, onde foi elencado o funcionamento, componentes, operacionalização do sistema, utilização de fiscalização móvel, entre outros. Além disso, foram distribuídos diversos panfletos informativos da área animal e vegetal.

Essa atividade foi realizada pelo corpo técnico do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma, estiveram presentes o engenheiro agrônomo João Nalino Martins, o médico veterinário Marcelo Dias Vieira, a técnica agrícola Valdirene Emerim De Noni, o auxiliar agropecuário Valsair Donato Salvador e a médica veterinária, Vanessa Crisel Del Môro.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Cricúma

Sobre o Projeto Sanitarista Junior

O Projeto Sanitarista Junior visa, através da educação, promover a mudança de atitudes e comportamento da comunidade frente aos problemas sanitários. Cultiva nas crianças, o amor pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural. Ajuda a entenderem sua responsabilidade e da sociedade em geral na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, estimulando para que façam sua parte e cooperem, como cidadãos, na saúde pública e no desenvolvimento sustentável.

Fonte: Valdirene Borges Emerim De Noni – Departamento Regional de Criciúma.

Fone: (48) 36657037
www.facebook.com/cidasc.ascom/