Foto: Departamento Regional de Tubarão

Com grande satisfação informo que, em consequência da adesão ao Programa de Demissão Incentivada do Governo do Estado e a futura aposentadoria, nesta data deixo a função de Gestor Regional, a qual exerci por 18 anos, ao longo dos 34 anos de serviços prestados à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc.

Vivemos na era da informação, em que ricos são os povos que detém o conhecimento, a tecnologia, respeitam o meio ambiente e sua produção tem qualidade diferenciada. O agronegócio é o termômetro da economia catarinense e se a agricultura vai bem, toda a economia é aquecida. Assim, nesse contexto, está inserida a Cidasc, uma empresa ágil, madura, atenta às demandas da sociedade e preparada para o futuro.

Me enche de orgulho destacar que vivenciei, durante a minha jornada de trabalho, desafios e grandes conquistas como a construção da sede do Departamento Regional em Tubarão, inaugurada em 14 de agosto de 1998, consolidando a Cidasc na região da AMUREL.

Foto: Acervo Pessoal

Desde a época, quando a Companhia desenvolvia a atividade de Dragagem, em que somente no período de 1995 à 1998 foram realizadas 407 obras, beneficiando 28 mil famílias na região da AMUREL, assim como as obras na Bacia do Rio Congonhas e no Canal da Barra do Camacho. Contribuímos para ampliar e manter o atual status sanitário alcançado por Santa Catarina, que em 2007 foi certificada pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE como Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, sendo o único estado da federação nessa condição.

No ano de 2015, junto ao estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina foi também certificada como Zona Livre de Peste Suína Clássica, reconhecida pela mesma Organização. Conseguimos, ainda, erradicar a Peste Suína Africana e a Doença de Newcastle em aves.

O Serviço de Inspeção Estadual – SIE conta com 110 estabelecimentos ativos, representando 19% do número de estabelecimentos do estado, com reconhecido e destacado trabalho dos nossos profissionais. Neste ano de 2016 comemoramos a exportação do primeiro lote de 3.500 terneiros, de 06 a 08 meses de idade, exportados por meio do Porto de Imbituba para a República da Turquia. São conquistas como essas que nos abrem novos mercados!

Na área vegetal, contribuímos para a erradicação da Cydia Pomonella – Praga da Macieira e do Moko da Bananeira. Estão também em fase de erradicação a Vespa da Madeira, a Sigatoka Negra na bananicultura e o Cancro Cítrico, assim como é realizado um rigoroso controle do comércio de agrotóxicos e ocorreu a implantação do Selo de Conformidade Cidasc.

Ainda contemplando as áreas animal e vegetal, investimos em Educação Sanitária ao implantarmos o Projeto Sanitarista Júnior e liberamos a e-GTA, Guia de Trânsito Animal emitida eletronicamente pelos próprios produtores rurais. Com a mesma facilidade também foi liberado o acesso à e-PTV, a Permissão de Trânsito Vegetal, e realizada a promoção da renovação da frota de veículos.

Agradeço imensamente a parceria com a sociedade organizada que tem respeitado e reconhece a missão da Cidasc. Destaco o apoio dos agricultores e pescadores, das Prefeituras Municipais, das Câmaras de Vereadores, da ADOCON, do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária – ICASA, dos Sindicatos dos Empregados e dos Trabalhadores Rurais, das Colônias de Pescadores, da Epagri, da mídia regional, das Agências de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Braço do Norte e Laguna e dos meus familiares.

Agradeço a confiança do Governo do Estado de Santa Catarina, no qual contribuímos e participamos da gestão de sete governadores, também da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, e da Diretoria da Cidasc, que confiou e nos deu liberdade para trabalhar.

As realizações e conquistas somente foram possíveis graças ao empenho e dedicação dos nossos valorosos funcionários e para dar continuidade ao trabalho é necessário e urgente a contratação de profissionais em todas as áreas da Companhia, substituindo e reestruturando a empresa frente à saída dos colaboradores que estão aderindo ao Programa de Demissão Incentivada. Assim, reconhecendo o apoio de todos os servidores, manifesto a minha gratidão.

Foram, sem dúvidas, 34 anos de muito trabalho junto à Cidasc, onde busquei dia após dia atender aos anseios da sociedade catarinense e realizar junto a ela serviços para o engrandecimento da região e do estado de Santa Catarina.

“A união faz a força, sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos muito mais longe”

Fonte: Claudemir Souza dos Santos – Departamento Regional da Cidasc de Tubarão

Coletâneas de matérias

Duas Coletâneas de matérias veiculadas na Mídia Regional de Tubarão, períodos entre julho de 2005 e dezembro de 2010 e entre janeiro de 2011 e julho de 2016, reunidas pelo Gestor Regional Claudemir Souza dos Santos, estão disponíveis na Assessoria de Comunicação, no Escritório Central da Cidasc, em Florianópolis, para aqueles que se interessam em saber mais sobre o trabalho desenvolvido no Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.