Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

A utilização de microminerais na forma orgânica na suplementação da dieta de aves e suínos tem mostrado maior eficiência na absorção de nutrientes pelo organismo desses animais e consequentemente na produtividade das granjas. Um estudo desenvolvido pela Alltech, referência em nutrição e saúde animal, em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa – UFV indica que é possível suprir praticamente toda necessidade nutricional substituindo 100% dos microminerais inorgânicos por 33% de minerais na forma orgânica na suplementação da dieta.

Na maioria das vezes, as rações animais contêm microminerais inorgânicos como suplemento, os quais possuem baixa absorção no organismo, além de ter altas chances de contaminação por metais pesados. “Com as pesquisas, queremos determinar quais são as exigências de cada um desses microminerais, seja na forma orgânica ou inorgânica, tornando possível indicar o que precisa ser modificado na dieta, de uma forma que seja benéfica para os animais e para o meio ambiente”, explica a coordenadora do departamento de Zootecnia da UFV, Melissa Hannas, que acompanha o desenvolvimento de pesquisas feitas com aves e suínos.

Dessa forma, uma das saídas indicada pelos primeiros resultados dos estudos, que se mostrou válida para evitar esses riscos, é a substituição desses elementos inorgânicos por orgânicos, porque possuem maior absorção pelo trato intestinal, devido a sua alta estabilidade e solubilidade. A parceria da instituição com a Alltech foi formalizada em 2015 e faz parte do programa Aliança de Pesquisa.

Nível mínimo

Segundo o gerente da equipe de Aves da Alltech do Brasil, Felipe Fagundes, se o mineral orgânico vier de uma boa fonte, é possível alcançar 90% de biodisponibilidade, ou seja, uma boa parcela de minerais que o animal consegue aproveitar para suas funções metabólicas. “Quando você trabalha com a forma química e doses muito altas de nível de excreção desses materiais, além de contaminar a carne e os ovos, prejudica também o meio ambiente. Com o estudo fica definido o nível mínimo necessário de minerais, evitando desperdícios”, explica.

Fonte: O Presente Rural.