A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc participou de ação conjunta com a Polícia Civil e Vigilância Sanitária no município de Treviso. As ações aconteceram por meio da operação denominada Pecus, que significa gado em latim. Iniciada na última terça-feira, 9, pela Polícia Civil, a Pecus cumpriu seis mandados de busca e apreensão à propriedades agrícolas, um dos mandados ocorreu em uma propriedade agrícola de Siderópolis e outro em uma residência de Criciúma.
Durante a operação Pecus foram apreendidos uma caminhonete boiadeira, duas motocicletas e equipamentos para açougues, como: freezers, facas, balanças, ganchos, brincos para identificação bovina sem procedência e 150 quilos de carnes, encontrados em um açougue clandestino no município de Treviso.
Conforme o delegado responsável pela operação, José Tadeu Vargas, uma das propriedades agrícolas foi interditada pela Cidasc por causa de irregularidades nos animais encontrados com o cadastro da Companhia. “Iniciamos há quatro meses as investigações pelo número de ocorrências de furtos de gados nessa região”, explicou o delegado a respeito do inicio da operação.
Os médicos veterinários da Cidasc, Edson Her Dorneles, Marcelo Dias Vieira e Geancarlo Canever, e o auxiliar agropecuário, Valsair Donato Salvador, participaram da ação conjunta realizada no município de Treviso.
Segundo Vargas, a ação conjunta, que contou com o empenho de agentes da vigilância sanitária, profissionais da Cidasc e policiais civis de oito municípios, resultou na vistoria de 350 animais e na apreensão de 12 animais irregulares.
Fonte: Portal Engeplus.