Foto: Fábio Sidney Thiesen.

Comemorado anualmente em 18 de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo, ou como é conhecido DNCL, faz parte do Calendário Nacional desde 2008. A data tem como objetivo celebrar os resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e reconhecer os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público).

No decorrer dos anos, o Dia Nacional do Campo Limpo se aperfeiçoou e hoje é considerado sinônimo de integração e conscientização. A celebração do DNCL é estendida a comunidades locais de todo o Brasil, por meio de ações comunitárias, palestras em universidades, concursos em escolas, encontros com autoridades locais, entre outros. Todas essas ações tem o intuito de levar reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente para as regiões em que estão localizadas as unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo é um programa gerenciado pelo inpEV que tem como objetivo realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. O Sistema abrange todas as regiões do Brasil e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso.

A importância desse programa se evidencia diante da performance da agricultura brasileira nas últimas décadas. Com a estabilização econômica, o agronegócio tem apresentado crescimento acima da média quando comparado aos setores industriais e de serviços, o que significa dizer que o uso de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, também teve grande crescimento. Sem a gestão desses resíduos, o impacto ambiental certamente seria gravíssimo.

Quando as embalagens são abandonadas no ambiente ou descartadas em aterros e lixões, esses produtos ficam expostos às intempéries e podem contaminar o solo, as águas superficiais e os lençóis freáticos. Há ainda o problema da reutilização sem critério das embalagens, que coloca em risco a saúde de animais e do próprio homem. Visto isso, é necessário enfatizar a obrigatoriedade de recolher essas embalagens para salvaguardar o nosso meio ambiente e a saúde de todos que aqui habitam.

Central de Embalagens de Agrotóxicos em Santa Catarina

O DNCL reúne em todo o País os envolvidos no Sistema Campo Limpo e a comunidade do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias, sob a coordenação do inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material.

O objetivo é compartilhar os resultados desse Sistema que é referência no País e no mundo. Em Santa Catarina, as atividades são promovidas por seis centrais de recebimento. As cidades que participam das ações são: Araranguá, Aurora, Campos Novos, Chapecó, Mafra e Tangará.Todas as unidades de recebimento participantes abrem suas portas para a comunidade.

Entre as atividades que acontecem nas centrais, estão:
“Portas Abertas”, um dia em que as centrais abrem suas portas, simultaneamente, para a visitação do público com intuito de explicar o funcionamento de uma unidade, que é parte fundamental no processo de logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas, realizado pelo Sistema Campo Limpo;
“DNCL universitário”, circuito de palestras, oficinas e atividades em universidades e escolas técnicas sobre assuntos relacionados à conservação do meio ambiente;
“DNCL Dia de Campo”, que tem o intuito de realizar, durante as comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, um Dia de Campo diferenciado para agricultores, com caráter comemorativo;
“Ação Comunitária”, que promove melhorias ambientais no município ou comunidade. São realizadas limpeza e manutenção de praças públicas e ruas, limpeza de margens de rio, plantio de jardim em local público, implantação de viveiro de mudas, divulgação/apresentação da coleta seletiva do município, etc;
“DNCL Solenidade”, que realiza eventos para homenagear ou receber autoridades parceiras;
“DNCL na escola”, que promove ações organizadas pelos professores das escolas, a fim de transmitir a conscientização ambiental junto aos seus alunos.

LOGOCidasc

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. A Companhia é responsável pela Defesa Sanitária Agropecuária do Estado e, assim, está diretamente ligada às ações de controle do comércio de agrotóxicos.

Para serem comercializados em território catarinense, os agrotóxicos devem possuir registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e à Cidasc. Além disso, todos os estabelecimentos comerciais que vendem o produto também devem estar cadastrados na Companhia.

A Cidasc realiza a fiscalização do comércio dos agrotóxicos, o uso deles nas propriedades agrícolas e o devido descarte das embalagens. O monitoramento dos resíduos de agrotóxicos, encontrados nos alimentos de origem vegetal, também são realizados pela Companhia e pela Vigilância Sanitária – Visa.

Fonte: inpEV.

Fone: (48) 36657037