Os médicos veterinários do Departamento Regional da Cidasc de Blumenau, Ari Schlagenhaufer, Alison Carlesse Ribeiro e José Carlos Fantini Filho, realizaram uma captura de morcegos hematófagos em caverna na localidade de São Jorge I, no município de Apiúna.

Foto: Departamento Regional de Blumenau

Ao todo foram capturados 13 morcegos hematófagos, todos machos e da espécie Desmodus rotundus, sendo 12 exemplares tratados com pasta vampiricida e um exemplar enviado para o laboratório para a pesquisa de raiva.

Essa ação está prevista no Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros – PNCRH, é executada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, e procura manter o controle populacional das espécies de morcegos hematófagos, minimizando as perdas econômicas e sanitárias provocadas pelas espoliações e transmissão de enfermidades.

O principal transmissor da raiva dos herbívoros é o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus. Como essa espécie é abundante em regiões de exploração pecuária, vários países latino-americanos desenvolveram programas para seu controle, uma vez que a vacinação de animais domésticos não impede a ocorrência de espoliações, nem a propagação da virose entre as populações silvestres.

Desde 1966, o Ministério da Agricultura, por meio da Divisão de Defesa Sanitária Animal, instituiu o Plano de Combate à Raiva dos Herbívoros, que atualmente é denominado Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros – PNCRH e é executado pelo Departamento de Saúde Animal – DSA, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

A raiva é considerada uma das zoonoses de maior importância em Saúde Pública, não só por sua evolução drástica e letal, como também por seu elevado custo social e econômico.

Fonte: Ari Schlagenhaufer – Departamento Regional da Cidasc de Blumenau

Fone: (48) 36657037