Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Os engenheiros agrônomos do Departamento Regional da Cidasc de Mafra, Thiago Romanholi Santiago e Francieli Marmentini Schuhli, realizaram na última quinta-feira, 7, uma visita à Central de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos da Associação dos Comerciantes de Defensivos do Planalto Norte – Acodeplan, no município de Mafra. O objetivo da visita foi verificar o andamento do recolhimento das embalagens no ano de 2016.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

“A Acodeplan atua em todo o planalto norte catarinense, de Porto União até a região de Jaraguá e de Joinville, atendendo nesse perímetro mais de 30 municípios”, declarou o presidente da Acodeplan, Eduardo Bortoluzzi Padilha.

Os funcionários da Acodeplan, Charles Nivaldo Sampaio, Itamar Muller e Valdemir Xavier da Costa, apresentaram aos profissionais da Cidasc os critérios de separação e os diferentes tipos de embalagens. Charles falou sobre o controle de recebimento que a unidade possui, bem como o comprovante de entrega que é fornecido ao agricultor e/ou empresa no momento em que deixam as embalagens na unidade. Esse ano, segundo o Impev, já foram processados 53.570 kg de embalagens.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

O processamento de embalagens de agrotóxicos vem aumentando gradativamente. No ano de 2014, por exemplo, foram processados 78.076 kg, no ano de 2015 foram processados 84.964 kg e no ano de 2016 estimativa é de 125.500 kg processados.

“Neste mês de julho, esta começando o recolhimento itinerante de embalagens. Este trabalho terá a parceria das secretarias de agricultura dos municípios e os sócios da unidade”, afirma Eduardo Bortoluzzi.

Santa Catarina é destaque no monitoramento de resíduos de agrotóxicos dos produtos de origem vegetal, promovendo por meio da educação sanitária o uso correto e consciente deste insumo e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, apoia iniciativas como essa e coloca-se como parceira para o sucesso destas futuras coletas.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Mafra e Impev