A Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc participou, no início de junho, do 14º Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos – Enfisa, realizado em Goiânia, Goiás. O encontro possibilitou um intercâmbio de ideias ricas e inovadoras para os profissionais comprometidos com a segurança da cadeia produtiva dos produtos de origem vegetal.

enfisa-2016-abertura-divulgacao

Na foto, abertura do evento Enfisa 2016. Foto: Divulgação Enfisa.

Foto: Divulgação Enfisa.

Na foto, Engenheiros Agrônomos da Cidasc. Foto: Divulgação Enfisa.

Neste ano, segundo o memorial divulgado pelo evento, a programação do Enfisa compreendeu 32 horas de atividades técnicas. As atividades incluíram: Reuniões Plenárias; Reuniões Regionais; Reuniões Temáticas; Reunião das Câmaras de Agronomia dos CREAs; Seminário sobre Agrotóxicos (aberto ao público); Entre outras atividades especiais. O Estado de Santa Catarina foi representado pelos Engenheiros Agrônomos da Cidasc Mario A. A. Verissimo, Matheus M. Fraga e Alexandre Mees.

O Enfisa 2016 possibilitou uma discussão aprofundada sobre questões pertinentes às legislações estaduais de agrotóxicos e ao baixo grau de harmonização nos procedimentos adotados para o cadastro de agrotóxicos. O cadastro é uma atribuição dos órgãos estaduais, que seguem legislações próprias. O debate foi segmentado por regiões (Nordeste, Norte e Sul/ Sudeste/ Centro-Oeste) e adotou como pauta central da discussão os resultados da pesquisa Delphi sobre Harmonização de Procedimentos de Cadastro de Agrotóxicos. A pesquisa foi realizada pela Agropec e envolveu mais de 400 profissionais da área.

Na foto, Foto: Agropec.

Na foto, reunião do Fonesa. Foto: Agropec.

Também nos dias 7 e 8 de junho, a programação do Enfisa recebeu uma novidade: reuniões do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária – Fonesa. O presidente da Cidasc, Enori Barbieri, acompanhado da advogada da Cidasc e agora Diretora de Comercialização, Priscila Paganini Costa Ferrari, estavam presentes na reunião representando Santa Catarina. Na ocasião, junto aos representantes de 23 outros Estados, o grupo da Cidasc discutiu estratégias para aumentar a efetividade das atividades de defesa agropecuária e a suspensão de autorização para o uso dos agrotóxicos que apresentarem baixa eficiência para o controle da ferrugem asiática da soja.

Diversas outras sessões e atividades técnicas aconteceram ao longo dos cinco dias do evento. Caso você tenha curiosidade para saber mais sobre o encontro, um documento com a memória do 14º Enfisa está disponível para leitura online, acesse o link e confira: www.bit.do/memoriaenfisa2016. Também estão disponíveis os slides das apresentações realizadas no evento, para conferir acesse: www.bit.do/pptsenfisa2016

O 14º Enfisa foi marcado pela ênfase na inovação, tanto do ponto de vista tecnológico quando de processos de fiscalização. O próximo evento, 15º Enfisa, acontecerá no estado de São Paulo, sob responsabilidade da Coordenadoria de Defesa Agropecuária – CDA e a Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. Programe-se!

Fonte: Enfisa.