Na tarde da última quinta-feira, 23, foi realizada uma reunião na Sala de Reuniões do Sindicato Rural de Curitibanos, que teve como proposta, harmonizar conceitos e objetivos voltados à prática correta do Receituário Agronômico e a emissão da Receita Agronômica de acordo com as disposições legais vigentes.
Estiveram reunidos os profissionais responsáveis técnicos envolvidos na emissão do receituário agronômico no município de Curitibanos, Frei Rogério e Lebon Régis, com a equipe técnica do Departamento Regional da Cidasc de Caçador.
No decorrer da reunião foi amplamente discutida a necessidade de disciplinar o comércio e o uso indiscriminado de agrotóxicos, para minimizar o risco de intoxicações na atividade agrícola, reduzir o nível de resíduos nos alimentos e melhorar a qualidade do meio ambiente.
O principal objetivo do Receituário Agronômico é evitar o uso indiscriminado de agrotóxicos, sendo um diagnóstico real, específico e preciso o pré-requisito essencial para a correta prescrição da receita. O ato de diagnosticar prevê uma análise ampla da situação, dos sinais e sintomas do problema fitossanitário que se pretende controlar, das condições climáticas reinantes, do estágio das plantas e das condições gerais da lavoura ou pomar.
Desta forma, os agrotóxicos somente chegarão às mãos dos usuários finais e somente serão utilizados se previamente prescritos pelos profissionais das área agronômica. Os profissionais envolvidos no uso desta ferramenta devem ter plena consciência da relevância do seu papel, porque juntamente com o suporte à produção, os agrotóxicos trazem também enormes riscos à saúde e à segurança das pessoas e ao meio ambiente.
O conhecimento adquirido pela experiência acumulada ao longo dos anos de atividade fiscalizatória, permite que a equipe técnica da Cidasc amplie suas ações na fiscalização do comércio de agrotóxicos, atuando também sobre o processo de prescrição e observância do Receituário Agronômico, porque ainda são comuns os casos de aplicações desnecessárias de agrotóxicos, aplicações incorretas e prescrições de receitas que atendem meramente ao interesse comercial, desrespeitando as normas legais vigentes.
Fonte: Departamento Regional de Caçador.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom