Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Arizona, do município de Jacinto Machado, tiveram um dia diferenciado na última terça-feira, 7 de junho, graças a uma saída de campo organizada pelo Projeto Sanitarista Junior da Cidasc.
A saída de campo teve como destino o Horto de Plantas Bioativas do Campo Demonstrativo Cooperja, situado na comunidade Picadão e aberto para o público em geral, o local é mantido por uma parceria entre Cooperja, Epagri, Pastoral da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.
Participaram dessa atividade 38 alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental II e três professoras que fazem parte do Projeto Sanitarista Junior. A técnica agrícola da Cidasc Valdirene Borges Emerim De Noni também esteve presente e organizou a saída de campo.
De acordo com Valdirene, “Essa visita teve por objetivo mostrar na prática aos alunos alguns conceitos, como solo, pragas, reprodução vegetal, parte das plantas (flores, folhas, caule, raízes, etc), interação com o meio ambiente, saúde humana, entre outros. Os alunos puderam conhecer o trabalho realizado pelas entidades parceiras na divulgação das espécies, resgatando os saberes ‘populares’, trazendo este conhecimento para as novas gerações”. Ao final da atividade as agentes da Pastoral da Saúde doaram mudas para os alunos.
“O grupo tem participado de ações, feiras e eventos, distribuindo mudas e informações sobre diversas espécies, ressaltando a importância das plantas e de uma alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida”, comenta a extensionista da Epagri, Aline Hahn Fernandes.
A diretora da escola, Cristiane Mezzari Tonetto, acompanhou a visita e comentou sobre a importância da proximidade prática com as teorias que são passadas em sala de aula através da cartilha: “Poder realizar estas visitas de campo com os alunos em um local tão próximo à Escola é tão rico de informações, pois assim como eu não conhecia este Horto de Plantas Bioativas, acredito que os alunos também não. Essa é uma ótima oportunidade de aprendizado e viremos aqui novamente em outras oportunidades. O Projeto Sanitarista Junior nos possibilita essa interação com a comunidade e com novos conhecimentos, agregando muito à formação dos nossos educandos”, destaca a diretora.
Sobre o Projeto Sanitarista Junior
Com o objetivo de promover a mudança de atitude do educando por meio da construção do conhecimento, correlacionando os assuntos da Defesa Agropecuária transversalmente aos conteúdos da grade curricular das escolas, o Projeto Sanitarista Junior contribui para que os catarinenses entendam, aceitem e participem do trabalho de Defesa Agropecuária realizado pela Cidasc.
Fonte: Valdirene Borges Emerim De Noni/Cidasc.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/