Produção de milho em Santa Catarina. Foto: Maritza Martins

Produção de milho em Santa Catarina. Foto: Maritza Martins

O Fórum Catarinense do Agronegócio trará para Florianópolis, na próxima terça-feira, 14, os maiores especialistas do país em busca de soluções para a crise no abastecimento de milho em Santa Catarina. O encontro buscará soluções para a falta do insumo vital para a alimentação de aves, suínos e bovinos no Estado. O secretário da Agricultura e da Pesca do Estado, Moacir Sopelsa, estará na abertura do evento e também é esperada a presença do ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. O Fórum será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) e será transmitido ao vivo pelo Canal Rural.

O encontro iniciará com a apresentação dos números da agropecuária catarinense e da produção de milho no Estado, feita pelo secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies. O analista de Safras & Mercado, Paulo Molinari, falará sobre as expectativas da produção de milho na safra 2016/2017 no país. As projeções do mercado mundial serão analisadas pelo presidente institucional da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Sérgio Luis Bortolozzo, que focará no futuro o grão.

O evento discutirá também o Programa de Incentivo ao Plantio de Milho em Santa Catarina, uma parceria entre cooperativas, produtores e Governo do Estado para ampliar a oferta de milho. A intenção é aumentar em um milhão de toneladas a produção de milho na próxima safra. Através do Programa, os agricultores receberão um pacote de insumos da Fecoagro, com a meta de colher até 166 sacos por hectare, para pagar com a safra. Parte da produção deverá ser vendida a preço fixo para as cooperativas, que terão a garantia de venda para as agroindústrias.

O secretário da Agricultura destaca que o Programa, além de estimular a ampliação de área de plantio, também recomenda a adoção de tecnologia de ponta para aumentar a produtividade. A Secretaria da Agricultura e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) darão o apoio institucional ao projeto.

O Fórum do Agronegócio é gratuito e aberto ao público. A programação completa e a ficha de inscrição podem ser encontradas nos sites do Canal Rural e da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro-SC). Ele é organizado pelo Canal Rural com o apoio da Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, da Organização das Cooperativas Agropecuárias de SC, da Fecoagro-SC, da Assembleia Legislativa Catarinense (Alesc) e da Fiesc. O apoio institucional é da Federação da Agricultura do Estado, Federação dos Trabalhadores na Agricultura e Sindicato das Indústrias de Carne do Estado de SC .

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br