Divulgação / Programa SC Rural

Chapecó foi escolhida para sediar o primeiro Encontro de Empreendedores do SC Rural. Cerca de 500 empreendedores da região Oeste, todos apoiados pelo Programa SC Rural, estarão reunidos na quarta-feira, 8, no Centro de Convenções Plínio Arlindo de Ness, para troca de experiências e palestras sobre tendências e serviços que agregam valor aos produtos da agricultura familiar. O evento será aberto com palestra do Governador Raimundo Colombo sobre “A importância dos empreendimentos da agricultura familiar para Santa Catarina” e contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

O Encontro de Empreendedores do SC Rural será realizado também em Criciúma, no dia 19 de agosto, e em Itajaí, no dia 15 de novembro, e será uma oportunidade para os agricultores familiares e suas organizações discutirem sobre a competitividade e mercados, com foco do SC Rural, além de conferir resultados e ouvir depoimentos de empreendedores sobre os avanços obtidos com os projetos executados.

O Programa SC Rural, iniciado em 2011 e com término em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições, como a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc.

Confira a programação do Encontro:

8h45 – Credenciamento e recepção com café.

9h30 – Abertura com formação de mesa oficial.

9h45 –   Palestra do Governador João Raimundo Colombo sobre ?A importância dos empreendimentos da Agricultura familiar para SC?.

10h45 – Palestra do diretor de Projetos Especiais da SAR/SC Rural, Ditmar A. Zimath, sobre “Os desafios na gestão das organizações dos agricultores familiares catarinenses”.

12h – Intervalo para almoço.

13h30 – Palestra com o professor da UFSC, João Laurindo, sobre as “Tendências mundiais, brasileiras e catarinenses para o setor de alimentos – oportunidades para a agricultura familiar + Case da região”.

14h40 – Palestra com os professores da UFSC e da UDESC, Eugenio Merino e Giselle Merino, sobre as “Alternativas para agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar + Case da região”.

15h50 – Avaliação e encerramento do encontro.

Informações adicionais:
Romeu Scirea Filho