As Coordenações Estadual e Regional do Projeto Sanitarista Junior realizaram com os alunos dos 5ª e 6ª anos da Escola Estadual Básica Nossa Senhora, no município de Angelina, na última segunda-feira, 30, o ‘Dia de Campo’.
Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de entrar em contato com bovinos, suínos e aves e viram, também, como se faz a identificação com brincos nos bovinos de Santa Catarina.
Por meio da cartilha do Programa de Educação Sanitária Sanitarista Junior, os alunos aprendem que no Estado de Santa Catarina os bovinos e bubalinos são identificados através da colocação de brincos na orelha com uma numeração que indica a sua procedência e que possibilita a sua rastreabilidade.
Durante o ‘Dia de Campo’, as crianças ouviram sobre doenças dos animais, Defesa Sanitária Animal e Vegetal e sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs no cotidiano da profissão dos veterinários.
Houve, ainda, a participação dos colegas veterinários da Cidasc, André Aguiar Bessa e Patricia Mayer, e do engenheiro agrônomo da EPAGRI, João Luis Simão Filho.
Conforme citou a médica veterinária Patricia Mayer, “A Educação Sanitária contribui para a manutenção do status de excelência do Estado de Santa Catarina, levando conhecimento aos futuros adultos”.
Com o objetivo de promover a mudança de atitude do educando por meio da construção do conhecimento, correlacionando os assuntos da Defesa Agropecuária transversalmente aos conteúdos da grade curricular das escolas, o Projeto Sanitarista Junior contribui para que os catarinenses entendam, aceitem e participem do trabalho de Defesa Agropecuária realizado pela Cidasc.
Fonte: Ciro Salla – Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/