A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, vinculada à Secretaria de Agricultura e da Pesca do Governo do Estado de Santa Catarina, fundada em 1979, vem há anos trabalhando em prol de melhorias no cenário agrícola catarinense. Uma destas principais melhorias é no desenvolvimento da Sanidade Agropecuária, de forma que hoje a Companhia é reconhecida nacionalmente como um importante órgão de Defesa Sanitária.

certificado inteiraNesse mês de maio, nosso Estado comemora 1 ano de Certificação da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE como Zona Livre de Peste Suína Clássica, conquista que confirma a excelência de Santa Catarina e a importância da Cidasc no que se refere à Defesa Sanitária Agropecuária no Estado.

Para desenvolver suas ações, A Companhia conta hoje com o apoio de diversos Departamentos Regionais e Escritórios Locais, distribuídos por todo o território catarinense, possibilitando um maior contato entre a Cidasc e o Produtor, além de permitir um melhor reconhecimento das demandas específicas de cada região.

Além de Escritórios Locais e Regionais, a Companhia conta também com Barreiras Sanitárias posicionadas em pontos estratégicos, como divisas e autoestradas, as quais são importantes para evitar a entrada da Peste Suína Clássica e de outras doenças no Estado.

A Peste Suína Clássica é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal aos suínos, além de ser responsável por causar significativas perdas econômicas. O Estado de Santa Catarina, junto à Cidasc, com comprometimento e empenho conseguiram erradicar a doença dentro do território catarinense. Após mais de 25 anos sem registros da Peste, e pelo cumprimento de todos os requisitos necessários para certificação internacional pelo OIE, Santa Catarina recebeu em maio de 2015, durante a 83ª Sessão-Geral da OIE, em Paris, na França, a certificação de Zona Livre de Peste Suína Clássica.

O presidente da Cidasc, Enori Barbieri, lembra que os Certificados Internacionais demonstram que o Estado continua avançando nas questões sanitárias, visando consolidar mercados de primeiro mundo. “Santa Catarina está fazendo o dever de casa, somos um modelo para o Brasil e para o mundo inteiro”.

www.facebook.com/cidasc.ascom/