No último sábado, 21, dois frigoríficos receberam a Certificação do SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção), sistema de controle sanitário da indústria de produtos de origem animal que contribui para a atividade da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina a função de fiscalizar a inspeção dos estabelecimentos.

Entrega do Certificado ao Cedro Frigor. Foto: Assessoria Valdir

Entrega do Certificado ao Cedro Frigor. Foto: Assessoria Valdir

Com a certificação, os Frigoríficos Europa de Iporã do Oeste e Cedro Frigor de São José do Cedro, deixam de comercializar apenas em Santa Catarina e passam a comercializar seus produtos para todo Brasil. Esse processo de certificação, é longo e rigoroso, passando por várias etapas de fiscalizar a inspeção até certificar o estabelecimento, que demoram entre 2 a 3 anos.
Na cerimônia em Iporã, estavam presentes autoridades da região, como Prefeitos, Deputados e membros do Cidasc de São Miguel do Oeste, que intermediaram a Certificação.

 

Entrega do Certificado ao Cedro Frigor. Foto: Assessoria Valdir Colatto.

Entrega do Certificado ao Cedro Frigor. Foto: Assessoria Valdir Colatto.

O Cedro Frigor, na quinta-feira, 12, recebeu a visita do Prefeito de São José do Cedro, Plínio de Castro, para conversar com os sócios proprietários, Cleber Scalco e Nadir Geller. A Administração Municipal também teve participação no processo de conquista da certificação.
Segundo Cleber, o trabalho foi árduo, a empresa teve que passar por diversas adequações e contaram nesse longo período com os serviços do Médico Veterinário, Fernando Silva, que é o profissional cedido para a empresa através de convênio que a Prefeitura de São José dos Cedros fez com a Cidasc, o que garantiu a inspeção pública do frigorifico.

Sisbi
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de fiscalização da inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.
Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA já foram definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Também foram instituídos gestores estaduais para atuarem como técnicos de referência junto às Superintendências Federais de Agricultura (SFA), responsáveis pela divulgação e orientação aos serviços de inspeção interessados na adesão ao sistema.

Fonte: Portal Gazeta Catarinense

Rede Peperi 

MAPA.