Nesta quinta feira, 28, o Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, esteve presente na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária – CRA, do Senado, presidida pela Senadora Ana Amélia, onde foi discutido o atual cenário da suinocultura no Sul do país. A suinocultura vem sofrendo com a alta no preço do milho, principal insumo do setor.

Foto: Jornalista Artur Hugen

Foto: Jornalista Artur Hugen

Barbieri estava representando o Secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Moacir Sopelsa. A proposta de audiência pública foi iniciativa do Senador Dário Berger.

Tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul, o preço do milho chega ao dobro do praticado no ano passado. O aumento na exportação do milho é um dos fatores que influenciam, além da falta de fôlego da produção local para abastecer o mercado interno. O custo alto do transporte também torna a produção mais cara na suinocultura.  No final de março a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, enviou ao Ministério da Fazenda uma proposta de isenção de PIS e Cofins para a importação de milho, medida que poderia amenizar os custos de produção da suinocultura.

Ana Amélia destaca: “Precisamos debater essa problemática. Hoje para transportar milho do Mato Grosso para Santa Catarina, por exemplo, em uma saca que custa cerca de 22 reais o produtor vai pagar 50. Ou seja, o transporte acaba saindo pelo mesmo preço que o produto. É uma distorção grave que prejudica o setor industrial”.

Para audiência pública foram convidados o secretário de Política Agrícola do Mapa, André Nassar; o secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Igor Nascimento, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, José Zeferino Pedroso, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS, Marcelo Lopes e o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos – ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa

publicacao