Foto: Valdirene Borges Emerim De Noni - Departamento Regional de Criciúma

Foto: Valdirene Borges Emerim De Noni – Departamento Regional de Criciúma

Desde 2015, o Departamento Regional de Criciúma vem trabalhando a Educação Sanitária na Escola Municipal de Educação Básica Arizona por meio do Projeto Sanitarista Junior. No dia 14 de abril, iniciaram-se os trabalhos do ano letivo de 2016 com os educandos dos 5° e 6° anos. Na ocasião, foi aplicado o pré-teste, entregue as apostilas e realizada a apresentação do capítulo I – Conhecendo a CIDASC.

Estiveram presentes a Responsável Regional pelo Projeto, a Médica Veterinária Paula De Almeida, a Médica Veterinária do ICASA, Daiane Rodrigues Ertel, e a Técnica Agrícola Valdirene Borges Emerim De Noni, colaboradora da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), e lotada no município de Jacinto Machado.

Foto: Valdirene Borges Emerim De Noni - Departamento Regional de Criciúma

Foto: Valdirene Borges Emerim De Noni – Departamento Regional de Criciúma

A Responsável Regional iniciou a palestra elencando a importância da parceria entre Escola e CIDASC para o bom desenvolvimento do Projeto de Educação Sanitária. Ressaltou, ainda, que no ano anterior houve um grande comprometimento da Escola E.M.E.B. Arizona e de seus Professores para que a dedicação individual e a habilidade de cada um no Projeto trouxesse ao grupo o resultado esperado. Comentou sobre a expectativa de neste ano, com mais experiência, desfrutar de melhores resultados. Por fim, Paula De Almeida, agradeceu a Escola por ter depositado na CIDASC a confiança dessa parceria.

A colaboradora da CIDASC, Valdirene De Noni, enfatizou a visão e a missão da empresa, que é “Executar ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”. Ainda nesse contexto, comentou sobre Defesa Sanitária Agropecuária realizada pela CIDASC, que é o trabalho estratégico e sistemático de monitoramento, vigilância, inspeção e fiscalização da produção e do comércio de animais, vegetais e/ou os produtos agropecuários veiculadores de pragas e/ou doenças que possam colocar em “risco” o Estado de Santa Catarina. Em seguida, apresentou as ações de Defesa Sanitária Vegetal. Logo depois, a Médica do ICASA, Daiane Ertel, palestrou sobre a Defesa Sanitária Animal e Inspeção de Produtos de Origem Animal.

A Escola E.M.E.B. Arizona é urbana, mas recebe muitos alunos do interior do município. Mesmo com a predominância de alunos que residem em áreas rurais, os alunos da área urbana possuem contato com o campo, tanto pela proximidade, como por terem parentes neste meio. A escola possui 230 alunos e o Projeto Sanitarista Júnior será aplicado em duas turmas, atendendo um total de 40 alunos.

Fonte: Valdirene Borges Emerim De Noni – Departamento Regional de Criciúma