São Ludgero é o novo parceiro do Projeto Sanitarista Junior da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC). São duas as escolas participantes do Projeto, o Centro Educacional Professor Henrique Buss (Escola Municipal) e a Escola Estadual de Educação Básica São Ludgero, totalizando 326 alunos envolvidos. O Centro Educacional Professor Henrique Buss participará com 113 alunos da 4ª série, já a Escola de Educação Básica São Ludgero terá 213 alunos da 6ª série.
A apresentação do Projeto e entrega das cartilhas aos alunos aconteceram na última terça-feira, dia 12 de abril, em ambas as escolas, em cerimônias que contaram com a presença do Prefeito Municipal de São Ludgero, Volnei Weber; do Gestor do Departamento Regional da CIDASC de Tubarão, Claudemir Souza dos Santos; dos Engenheiros agrônomos da CIDASC, Janice Ebel e Samuel Redivo; da Médica Veterinária do ICASA, Camila Wolff Bonelli; da Diretora do Centro Educacional Professor Henrique Buss, Sirlene Joaquim; da Cooordenadora Pedagógica, Simone Schlikmann; da Assessora de Direção Giseli Fucks e das professoras regentes das turmas: Arlete Loch, Roselane Caetano, Nelci Kern, Meri Terezinha Fuchter, Aline Fuchter e Rossana Ferreira.
O Projeto tem o objetivo de despertar nas crianças o interesse por temas que envolvam defesa agropecuária para que elas se tornem futuros agentes multiplicadores e agentes de mudança para uma sociedade sustentável. A cartilha, bastante ilustrada e de fácil leitura, traz temas como: sanidade animal, sanidade vegetal, agrotóxicos, produção orgânica de alimentos, meio ambiente e saúde humana, que serão trabalhados com os alunos no decorrer do ano letivo pelos professores, também através de palestras ministradas pelos profissionais da CIDASC e ICASA e de saídas de campo. Com esse trabalho, busca-se estimular o aluno a entender os temas e olhar ao seu redor, dando-lhe a possibilidade de interagir com seus pais, amigos e a comunidade de modo geral.
São Ludgero é um pequeno município, do Sul de Santa Catarina, com aproximadamente 12 mil habitantes e tem sua base econômica no cultivo de fumo, feijão, milho, hortaliças, além da produção de suínos, aves, ovos, peixes e gado de corte e de leite.
Fonte: Janice Ebel – Departamento Regional de Tubarão
Galeria de Fotos