Foto: Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste

Foto: Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) entregou, no último dia 8, o Certificado de Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao Lacticínio Bandeirante.

O evento contou com a presença do Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, do Prefeito de Bandeirante, José Carlos Berti, e do Gestor do Departamento Regional da CIDASC de São Miguel do Oeste, Cláudio Trombetta. A fábrica de queijo, que existe desde o ano de 2000, estava há três anos em busca da certificação para poder voltar a revender o queijo industrializado.

Na ocasião, o empresário Edmundo Bracht, agradeceu à CIDASC pelo empenho e auxílio. “Só conseguimos com a orientação dos técnicos. Ficamos anos parados, apenas revendendo o leite para não perdermos os produtores. Hoje, voltamos a produzir o nosso produto, garantindo a qualidade do nosso queijo.”, afirmou.

“A CIDASC precisa ser rígida pra proteger a saúde das pessoas, mas ela também deve estar à frente no processo de auxiliar as empresas a se regularizarem. A família mostrou amor pela empresa, não desistindo diante das dificuldades que encontraram com outros órgãos. E a CIDASC, com seus técnicos, pôde auxiliar a empresa familiar com as exigências necessárias para sua regularização.”, destacou o Secretário Trevisan.

O Gestor da CIDASC, Cláudio Trombetta, explica que o certificado é liberado perante cinco etapas: solicitação da empresa com a documentação necessária; apresentação do projeto; análise das plantas; regularização, junto aos demais órgãos estaduais e federais; e, por fim, vistoria. “Após a solicitação do Lacticínio, realizamos o processo em dois meses, considerando que a empresa precisou apresentar algumas alterações nos projetos.”, enfatiza.

O Lacticínio processa cerca de 3,5 mil litros ao dia para produzir, aproximadamente, 300 quilos de queijo dos tipos prato e mussarela. A expectativa do proprietário é chegar aos 6 mil litros ao dia, em breve.

Fonte: SC Rural