Nos dias 4 a 8 de abril, a cidade de Punta del Este, localizada no Estado de Maldonado, no Uruguai, será sede da 43ª Reunião da Comissão Sulamericana para a Luta Contra a Febre Aftosa, a Reunião é organizada pelos órgãos, PANAFTOSA-OPAS/OMS (Centro Panamericano de Febre Aftosa/ Organização Panamericana de Saúde / Organização Mundial da Saúde) e acontecerá nas instalações do Hotel Conrad.
Enori Barbieri, Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), participará da Reunião, já que Santa Catarina é o único estado brasileiro reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa, sem vacinação.

Foto: Organização COSALFA

O evento envolve 225 técnicos de 15 países, tendo como pauta apresentar o Guia Técnico de Trabalho 2016-2020.
O principal tema do evento é, abordar metodologias para implementar o uso do Guia Técnico de Trabalho no período de 2016-2020 devido ao Programa Hemisférico para Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), que visa facilitar a sua aplicação para os serviços veterinários na América do Sul. Segundo o Ministro da Pecuária do Uruguai, Tabaré Aguerra, para alcançar esse feito é importante manter: visão hemisférica, controle das fronteiras e conscientização social.
O objetivo da COSALFA é avaliar o progresso alcançado pelos programas nacionais de controle da febre aftosa e de erradicação da América do Sul, e recomendar ações para estes programas, garantindo assim a integração regional de ações de intervenção.
“A solução para o problema não pode ser encontrada fronteira a dentro, erradicar uma enfermidade com forte impacto sobre a inserção do comércio internacional significa ter uma visão hemisférica. Por isso é importante contar com a presença desses 225 profissionais privados e oficiais de dez países da América do Sul, além do Panamá, Espanha, Estados Unidos, Holanda e Canadá, na reunião”, acrescentou o Ministro Uruguaio.
Para mais informações, acesse o site da Organização do Evento:

Texto Base: República Oriental del Uruguay

publicacao