Foto: Departamento Regional de São Joaquim

Com o objetivo de promover mudanças de atitudes e comportamento frente aos problemas sanitários através da educação, o Departamento Regional da CIDASC de São Joaquim desenvolve o Projeto Sanitarista Junior.

Para dar início ao Projeto, foi realizada uma reunião no dia 28, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional – São Joaquim, reunindo professores, técnicos e autoridades para a apresentação do Projeto e capacitação dos professores.

Além de uma cartilha repassada aos professores das disciplinas de história, geografia, ciências e matemática, a CIDASC orientou sobre a metodologia de trabalho, cronograma e sugestões para a abordagem dos temas. Em sala de aula, o Projeto inicia com uma aula inaugural, realizada por técnicos da CIDASC.

A Coordenadora Regional do Projeto e Médica Veterinária da CIDASC, Beatriz Vieira Paes, explica que através do Sanitarista Junior, os alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, de nove escolas municipais receberão o conhecimento relacionado à sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar.

O Gestor do Departamento Regional da CIDASC de São Joaquim, Rides Campos Ferreira, ressalta a importância do envolvimento das crianças nesse Projeto para contribuir com a Defesa Sanitária Agropecuária no estado. “Além do conhecimento que adquirem e de sua contribuição social, os estudantes também repassam estas informações aos seus familiares e a sociedade”, afirmou.

A Defesa Sanitária Agropecuária é uma prática coletiva e cada indivíduo dentro da sociedade tem um papel fundamental na promoção da saúde agropecuária, no controle e na certificação da qualidade sanitária dos alimentos, além de contribuir nos processos de fiscalização e na denúncia ao órgão de vigilância sanitária agropecuária sempre que entender que as normas sanitárias agropecuárias forem descumpridas.

Informações adicionais para Imprensa:
Elenise Melo Nunes

Agência de Desenvolvimento Regional – ADR São Joaquim