Foto: Tudo sobre Xanxêre

Foto: Tudo sobre Xanxerê

A Escola de Educação Básica São Caetano, localizada na linha Cambuinzal, interior do município de Xanxerê, iniciou nesta semana o Projeto Sanitarista Júnior. Ele é desenvolvido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) em parceria com a Gerência de Educação e atende os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos. A intenção é aproximar a escola e a comunidade rural da CIDASC e transmitir aos alunos informações importantes que os tornem agentes de difusão em suas casas.

Foto: Tudo sobre Xanxêre

Foto: Tudo sobre Xanxerê

Entre os principais assuntos abordados estão a agricultura orgânica, o manejo de defensivos agrícolas, o bem estar animal, as doenças zoonóticas, a inspeção de produtos de origem animal e sanidade dos animais e das plantas. “A CIDASC é a guardiã do estado com relação à sanidade agropecuária e suas atividades alcançam melhor êxito quando a comunidade, especialmente rural, estiver vigilante e coparticipativa”, explica o médico veterinário da CIDASC e coordenador do Projeto Sanitarista Júnior em Xanxerê, Geraldo Scariot.

Aproximadamente 40 alunos participam do Projeto e a maioria deles são de famílias que têm a agricultura como principal atividade. Neste sentido, o Projeto tem como foco crianças em idade escolar, pois é um público com condições de multiplicar a informação dentro de casa e na comunidade. “São esses jovens que, no futuro, poderão estar no comando das propriedades”, salienta.

A diretora da escola, Ivone Sartori, disse que os alunos foram receptivos ao Projeto. “Os alunos já estão desenvolvendo teatros com o tema abordado no primeiro encontro. Foram muito participativos. Vamos buscar também trazer os pais para o debate e para as atividades que serão desenvolvidas”,

Foto: Tudo sobre Xanxerê

explicou. Pelo menos uma vez por mês os profissionais da CIDASC estarão na escola desenvolvendo palestras, debates e ações práticas.

O Projeto é desenvolvido em todo o estado e, em 2015, contou com a participação de 24 escolas. Foram atendidas em torno de 1,4 mil crianças. A expectativa é que em 2016 sejam contempladas 70 escolas e aproximadamente duas mil crianças.

Informações adicionais para a imprensa:
Janaína Mônica Mônego
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê