A Laticínios Cristo Rei da comunidade de Cristo Rei, interior de São João do Oeste, recebeu na manhã de terça-feira, 29, a autorização para funcionamento por parte da CIDASC. Durante a conquista da autorização foi realizado um pequeno cerimonial com pronunciamento de autoridades. Além dos sócio-proprietários, esteve presente o secretário executivo da ADR, Miguel Schneider, o Gestor do Departamento Regional da CIDASC de São Miguel do Oeste, Cláudio Trombetta, o Prefeito de São João do Oeste, Sérgio Theisen; O Gerente Regional de Agricultura, Zaclir Stolarski, o Presidente do Sicoob Creditapiranga, José Adalberto Michels; O Secretário de Agricultura, Fernando Bisigo, o Administrador da Coopafasjo, Rogério Rech e o gerente local do Sicoob, André Weber.
Os proprietários Afonso Rodrigues e sua filha Mauren iniciaram a produção de produtos lácteos há 13 anos e em função de entraves burocráticos pararam as atividades por quase um ano. Agora, com a participação de órgãos públicos como a CIDASC, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Itapiranga e a Prefeitura Municipal, a empresa familiar deverá ganhar novo fôlego. Os proprietários, já vislumbram aumentar a industrialização diária de leite dos atuais mil litros para cinco mil litros em até cinco anos. A justificativa é de que há amplo mercado para os produtos de laticínios.
O Serviço de Inspeção fornecido pelo Governo do Estado (SIE) permite a comercialização de produtos em todo estado de Santa Catarina. Atualmente, a empresa produz nata e queijos das variedades colonial e mussarela, mas a intenção dos proprietários é aumentar o mix de produtos em breve. O leite, que é a matéria prima, é fornecido pela Cooperativa Mixta da Agricultura Familiar de São João do Oeste (Coopafasjo). A CIDASC e a Gerência da Agricultura da ADR Itapiranga estão integrados num trabalho que promete autorizar nos próximos dias uma série de empreendimentos da agroindústria familiar na Regional de Itapiranga.
Fonte: Departamento Regional de São Miguel do Oeste