A Granja Taquara Verde recebeu na quinta-feira (17) a visita de representantes da empresa Topigs Norsvin, que fornece o material genético dos suínos. O objetivo foi conhecer o funcionamento da granja após povoamento e realizar auditoria dos processos que são realizados no local, verificando se os mesmos estão de acordo com o que é estabelecido pela empresa.

Folha da Cidade.

Folha da Cidade.

De acordo com o diretor da Topigs Norsvin no Brasil, André Costa, a granja é a pioneira nestes moldes em Santa Catarina. “É a primeira parceria firmada com o Grupo Carboni e terceira no país. São granjas de primeira etapa, visto que é onde são produzidas as matrizes e os reprodutores”, explica.

Ele destaca ainda que esse é uma granja moderna, que possui alta tecnologia e garantia de sanidade. “A Carboni desenvolve um trabalho sério em todas as áreas de atuação e não é diferente com a granja, onde os procedimentos são desenvolvidos com excelência, dentro do conceito de bem estar animal e sanidade. O rígido controle de materiais, pessoas e do fluxo é um dos fatores que contribuem para essa condição. Além disso, a localização estratégica e os procedimentos adotados são fundamentais para garantir essa qualidade.

André lembra ainda que o fato de Santa Catarina ser referência no país em termos de sanidade, abre muitas portas para os suínos produzidos no município. “Todo esse trabalho foi desenvolvido junto com a CIDASC. Dessa forma, a perspectiva de venda é muito maior não só no país, visto que o estado é muito bem visto lá fora”, acrescenta.

Para o diretor regional da Topigs Norsvin nas Américas, o holandês Peter Van Kemenade, é um grande orgulho para empresa. “O grupo está cumprindo as necessidades com inovação e tecnologia, aladas à segurança. O melhoramento genético é imprescindível para que o Brasil torne-se mais competitivo nesse mercado e fizemos a conexão com países da América do Norte e Europa para buscarmos, cada vez mais, melhorar a genética dos suínos”, completa.

Além deles, estiveram visitando a granja o geneticista da Topigs Norsvin e responsável pela auditoria, Ronald Hoviner e o gerente de produção Lisandro Haupenthal.

Fonte: Juliana Gomes – Folha da Cidade