Com o objetivo de formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, foi realizada no último sábado, 12, na sede do Sindicato e Associação Rural de São Joaquim, a aula inaugural da terceira turma do Curso Técnico em Agronegócio. O curso é oferecido pela Rede e-Tec Brasil e desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

Foto: São Joaquim Online.

Foto: São Joaquim Online.

O Presidente do Sindicato e Associação Rural de São Joaquim, Antônio Marcos Pagani de Souza, que também representou o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina – FAESC, José Zeferino Pedroso, desejou as boas vindas aos alunos e comentou sobre as características do curso. “Vivemos um ótimo momento no agronegócio no país e o curso possibilita o conhecimento de inovações, técnicas e novas opções para o mercado, o que trará qualidade na mão-de-obra para o segmento na região”, disse.

O curso proporciona a habilitação, com validade nacional, de técnico nível médio em  Agronegócio pela modalidade de ensino a distância com carga horária total de 1.230 horas e duração de quatro semestres ou dois anos. As aulas práticas são ministradas em propriedades e agroindústrias parceiras na região. Foram 124 inscritos na seleção e matriculados 40 alunos.

O palestrante convidado, Enori Barbieri, Presidente da CIDASC, citou alguns exemplos de experiência com o agronegócio e teve com um bate-papo com os alunos sobre o mercado. “O objetivo deste curso é qualificar o mercado de trabalho do agronegócio, para fazer com que as mudanças do setor na região tenham valor agregado e que os serviços no segmento se tornem profissionais”, disse.

Na modalidade semipresencial, o Curso Técnico em Agronegócio disponibiliza 80% das suas aulas via web. O restante da carga horária é reservado às aulas presenciais nos polos de apoio e visitas técnicas às propriedades rurais e agroindústrias, para que os alunos possam colocar em prática os novos conhecimentos.

Naidi Carmem Gabriel, pedagoga e tutora presencial do SENAR, apresentou informações sobre a Rede e-Tec Brasil e a formação técnica oferecida gratuitamente. “A Rede e-Tec Brasil é um programa do Ministério da Educação – MEC. Este curso possibilita aos jovens de maneira democrática o acesso à educação profissional e tecnológica, com estratégias metodológicas de ensino à distância. Além da qualificação profissional, que contribui para o agronegócio da região”, comentou.

Fonte: São Joaquim Online – Andressa Zanete