O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi um dia diferente no Escritório Central da CIDASC.
Organizada pela CIDASC, CIPA e pela Associação dos Empregados da CIDASC Central – AFEC, a comemoração da data foi pensada para tirar as empregadas da rotina e proporcionar momentos de integração e lazer.
De início, a fala do Diretor Institucional, Rodrigo Conceição, foi muito importante. De forma respeitosa e cuidadosa, o Diretor prestou sua homenagem às empregadas da CIDASC em nome da Presidência e da Diretoria.
A apresentação do documentário Mulheres da Terra, sobre o Movimento das Mulheres Camponesas do Oeste de Santa Catarina, aproximou ainda mais as colaboradoras da realidade das mulheres produtoras, que, muitas vezes, estão mais próximas dos Departamentos Regionais.
Conduzida pela Psicóloga Rita Remonato, a palestra sobre a Saúde Emocional da Mulher levantou diversas questões sobre o empoderamento feminino e as possibilidades para tornar o dia a dia mais prazeroso. Foi um momento especial e que contou com muitas contribuições do público. As empregadas que participaram relataram que se sentiram acolhidas e fortalecidas para ver e lidar com as situações difíceis do dia a dia de uma outra forma.
Por fim, um café foi oferecido às empregadas para tonar a comemoração ainda mais agradável.
O fato de o evento acontecer fora do ambiente de trabalho, nas dependências da AFEC, também apareceu em destaque. As empregadas apontaram que foi um espaço para se desligarem e atentarem apenas para o momento de integração.
O Dia Internacional da Mulher é uma data de extrema importância para que possamos parar e refletir acerca das lutas e conquistas das mulheres em busca de igualdade de direitos, mais respeito e valorização. Muito mais que uma data comercial, 8 de março é o momento de lembrarmos quantas batalhas são necessárias para alcançarmos uma sociedade mais justa e igualitária.