Na manhã de quarta-feira (24), o Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste realizou a “Fiscalização Volante” na rodovia SC 161, trevo de Palma Sola/Anchieta.
O objetivo da fiscalização é verificar o cumprimento das leis federais e estaduais de transporte de animais e acondicionamento e transporte de produtos de origem vegetal e animal.
Hoje, Santa Catarina é o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação e, junto com o Rio Grande do Sul, é zona livre de peste suína clássica certificada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Participaram da fiscalização Gleison Golk e Pedrinho Greef, coordenados pelo Médico Veterinário e Coordenador de Pecuária do Departamento Regional de São Miguel do Oeste, João Cesar Melatti Schuerne; a Polícia Rodoviária Estadual auxiliou na segurança da operação, representada pelos policiais Bittencourt e Ângelo.
Foram abordados aproximadamente 60 veículos entre carga e passeio, e, no fim da “Fiscalização Volante”, nenhum veículo foi detectado com irregularidades no transporte de produtos de origem animal.
A Cidasc orienta que o brinco de identificação deve ser aplicado em todos os bovinos e bubalinos até os 6 meses de vida ou antes de realizar a primeira movimentação. Em caso perda de algum dos brincos de identificação, o produtor deverá comparecer ao escritório da Cidasc para solicitar um novo brinco e fazer a reposição no animal.
Dessa forma, os criadores colaboram para a manutenção da condição sanitária catarinense e valorizam os produtos pecuários estaduais.
Para maiores informações, procure o escritório da Cidasc mais próximo ou acesse o site: https://www.cidasc.sc.gov.br/
Fonte: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste