O Governo do Estado, por meio do programa Badesc Cidades, fez o repasse de R$ 3 milhões ao município de Campos Novos, para a realização de obras. O governador Raimundo Colombo e o diretor presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), José Claudio Caramori, assinaram o convênio nesta terça-feira, 23, durante a abertura do 21º Dia de Campo da Copercampos.
“Vai ajudar o município a realizar obras necessárias à população. Com esse apoio, o Governo do Estado também consegue fomentar a economia, melhorar a infraestrutura das cidades, os serviços, promover o crescimento e a geração de empregos. Tudo isso fortalece a parceria entre o Estado e os municípios, sobretudo os menores”, disse Colombo.
O recurso será utilizado na construção de uma nova praça no Bairro Boa Vista; uma pista de skate junto ao Complexo Esportivo Cid Caesar de Almeida Pedroso; pavimentação asfáltica em 13 ruas do Conjunto Habitacional Integração e Bairro Jardim Bela Vista; construção e reforma de passeios nos acessos da cidade e recapeamento de vias.
No mesmo ato, foi aberta oficialmente a 21ª edição do Dia de Campo Copercampos. O evento que apresenta as potencialidades do agronegócio é um dos maiores e mais tradicionais do Sul do país. Cerca de 140 expositores apresentam as novidades do setor, variedades de sementes, tecnologia, pesquisas, além de experimentos com resultados reais a serem aplicados nas propriedades rurais.
“É o momento do produtor conhecer, diversificar e aplicar as novidades no campo, de modo a aumentar a produtividade e a competitividade no mercado”, sinaliza o diretor presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca. Ele reitera que o agronegócio tem sido um dos principais pilares de sustentação da economia catarinense em meio ao cenário de crise econômica nacional, destacando a produção de grãos, alimentos, entre outros produtos.
O governador também falou da importância em proteger o setor produtivo, para que Santa Catarina consiga vencer a crise. Disse que o Governo não vai aumentar impostos, o que seria punir quem está trabalhando para manter o Estado fortalecido diante das dificuldades econômicas do país. “O nosso agronegócio já é um sucesso, precisamos manter esse modelo que é feito de gente que agrega qualidade e resultados, que une tecnologia e a bondade das pessoas para contribuir com o processo de desenvolvimento da sociedade como um todo”, observou Colombo.
Para o governador, eventos como o dia de campo são importantes porque oferecem ao produtor rural a oportunidade de se atualizar e qualificar a produção. “Além da força do trabalho que é vocação da nossa gente, a tecnologia contribui para que numa extensão territorial tão pequena, nosso Estado consiga ser essa potência na produção agrícola como suínos, aves, frutas, grãos e leite”, completou.
Ao concluir, o governador reafirmou o compromisso e o esforço do Governo para manter os investimentos e melhorar a qualidade dos serviços. “Não vamos penalizar a sociedade, vamos ser mais rigorosos com as contas, vamos economizar, cortar os exageros. Em tempos difíceis, precisamos dar o nosso melhor, proteger quem produz, porque a face mais cruel da crise é a falta de oportunidades para trabalhar. Não é isso que queremos para os catarinenses”, finalizou.
Agricultores comprovam resultados a partir da participação no dia de campo
Reni Gonçalves e Jocinei Gonçalves são pai e filho que trabalham juntos na propriedade rural em Campos Novos. O filho decidiu continuar no campo, porque tem testemunhado os avanços e a lucratividade dos negócios. A família planta soja, milho e busca diversificar, por isso faz questão de participar do dia de campo. Seu Reni marcou presença nas 21 edições e comprova os resultados.
“A produção evoluiu e a tecnologia fez minha propriedade crescer. Aqui a gente conhece as novidades e lá na prática, vemos a produtividade aumentar e transformar a nossa realidade”, diz o agricultor.
Com a safra de soja já bem encaminhada para a colheita, a partir de março, pai e filho são só expectativa com a safra desse ano. Superada a dificuldade do plantio por causa do excesso de chuva, os agricultores esperam colher cerca de 60 sacas de soja por hectare. A propriedade conta com 300 hectares plantados do grão.
O preço, segundo eles, atingiu um patamar nunca antes alcançado. Por causa da alta do dólar, a saca deve chegar a R$ 72 esse ano. “Foi um bom ano, o que nos estimula a melhorar e produzir cada vez mais”, comemoram os Gonçalves.
O dia de campo vai até 25 de fevereiro, no campo demonstrativo da Copercampos às margens da BR-282 em Campos Novos. A entrada é gratuita.
O 21º Dia de Campo Copercampos conta com o apoio da Epagri, Cidasc, Ministério da Agricultura e o patrocínio do SENAR, BRDE e Caixa Econômica Federal.
Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC