Foto: Ministério do Desenvolvimento Agrário

Foto: Ministério do Desenvolvimento Agrário

A juventude rural de todo o Brasil se reunirá em Brasília, durante os dias 23, 24 e 25 de fevereiro para participar da ‘Oficina de Diálogo sobre o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural’. Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o evento vai discutir as demandas dos jovens do campo e priorizar as propostas que integrarão o Plano.

O objetivo da oficina, segundo a assessora de juventude do MDA, Luiza Dulci, é promover um momento público de pactuação de demandas e expectativas sobre as ações do Plano para a juventude rural. “Queremos aprofundar o debate conceitual sobre o papel e o espaço da juventude nesse Brasil rural contemporâneo”, explica.

Para Luiza, o encontro é importante para ampliar a discussão sobre a juventude rural. “Além disso, vai possibilitar a atualização das demandas e dos conceitos sobre essa juventude e pactuar as ações que devem compor o Plano”, ressalta.

Na oficina, ocorrerão debates sobre os cinco eixos propostos para o Plano: Terra e Território; Trabalho e Renda; Educação do campo; Qualidade de vida; e Participação e Democracia.

No dia 23, o formato será de seminário para preparar os participantes para os debates dos dois dias de oficina de trabalho. Serão discutidas propostas já demandadas pela sociedade civil, colhidas das pautas dos movimentos sociais do campo, enviadas ao governo federal nos últimos cinco anos e, também, das etapas da 3ª Conferência Nacional de Juventude, realizada ao longo do 2º semestre de 2015.

Cerca de 90 pessoas, dentre jovens representantes das organizações nacionais da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais, acadêmicos que estudam desenvolvimento rural e juventude e membros do governo, vão participar do evento.

Tássia Navarro

Ascom/MDA