Na tarde de ontem (03), o Engenheiro Agrônomo da Cidasc, Matheus Mazon Fraga, participou do programa da TvCom, Conversas Cruzadas, esclarecendo dúvidas sobre a fiscalização dos alimentos orgânicos em Santa Catarina. Também estavam presentes, Eduardo Antônio Ribas Amaral, Fiscal Federal Agropecuário, Francisco Alexandro Powel Van de Casteele, Fiscal Federal Agropecuário. Tendo como tema do bate – papo “A confiabilidade na compra de produtos orgânicos”.
Santa Catarina tem cerca de 1000 famílias produtoras de alimentos orgânicos. São agricultores que cumprem uma série de exigências para garantir a qualidade de frutas, legumes e verduras.
Cuidado este que agrega valor nutricional e ambiental ao produto.
A fiscalização no Estado funciona na seguinte forma, os fiscais da Cidasc e do Ministério da Agricultura, vão até os produtores e no comércio recolherem amostras dos alimentos para saber se há ou não pesticidas. Sendo 50% na produção e 50% no comércio, os fatores climáticos são fortes influenciadores, o que as vezes fazem os fiscais coletarem mais do comércio do que nas produções. Esclareceu Matheus aos telespectadores do Programa.
Além disso, quando os laudos detectam resíduos de agrotóxico, a Cidasc comunica o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Mapa), que deve entrar em contato com o produtor ou com as certificadoras, que são as empresas credenciadas e fiscalizadas pelo MAPA para atestar que os produtos orgânicos foram produzidos dentro das normas fixadas pela legislação federal.
Das amostras coletadas pela Cidasc, 95% passam no teste e apenas o restante apresentam algumas inconformidades.
Informações adicionais:
Assessoria de Imprensa
Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina
ascom@cidasc.sc.gov.br
Fone: (48) 3665 – 7037 – (48) 8802 – 9741
https://www.cidasc.sc.gov.br/