Contrariando o histórico de ser um período de pequena movimentação de cargas, só no primeiro mês de 2016 foram movimentadas 411 mil toneladas e atendidos 20 navios no Porto de Imbituba. Se compararmos com o mesmo período de 2015, a movimentação registrou um salto de 100%, já que a movimentação registrada em janeiro de 2015 foi de 202 mil toneladas.
“Os números mostram como SC pode ser forte mesmo em momentos delicados da economia. O Estado conta com portos eficientes e tributação diferenciada. Desde 2012, quando o Governo do Estado assumiu o Porto de Imbituba, através da SCPar, não há registro de fechamento por falta de segurança ou mau tempo. Este porto serve de referência para o resto do país, pois tem altas taxas de produtividade”, afirma o governador Raimundo Colombo, ressaltando que o momento de dólar em alta é uma grande oportunidade para as empresas catarinenses ampliarem ainda mais as exportações, com a abertura de novos mercados internacionais. E a estrutura eficiente dos portos de SC é um fator que contribui para este movimento.
Desde que a SCPar Porto de Imbituba assumiu a administração do Porto em dezembro de 2012, esta foi a maior movimentação registrada em um mês de janeiro. Entre as principais cargas movimentadas, estão os granéis agrícolas, como milho e trigo, e os granéis minerais. Esse resultado é consequência direta da nova profundidade do Porto de Imbituba, conquistada em outubro de 2015 e que permite a atracação de navios com capacidade para movimentar até 9.000 TEUs ou 80.000 toneladas de granéis.
Mais informações para a imprensa:
Caroline Leivas Borges
Analista Portuário – Comunicação Social
Fone: (48) 3355-8900
www.portodeimbituba.com.br