Foto: Jamil Correia da Silva Júnior

Foto: Jamil Correia da Silva Júnior

A CIDASC, por meio do trabalho realizado por seus médicos veterinários, realiza vistorias em propriedades avícola com fins de adequação destas à Instrução Normativa nº 56/2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que estabelece os procedimentos para registro, fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas de reprodução e comerciais.

A Certidão de Registro para Estabelecimento Avícola Comercial, fornecida pela CIDASC, surgiu da necessidade de prevenir a entrada e a disseminação de doenças do plantel avícola nacional, com a implementação de medidas de biosseguridade nos estabelecimentos avícolas, reduzir riscos para a sanidade avícola e saúde pública, e consequentemente, diminuindo prejuízos econômicos e sociais acarretados pela ocorrência de um foco de doença.

Os veterinários, durante as vistorias, orientam o produtor acerca da importância da biosseguridade, especialmente para evitar a entrada de doenças, como as Micoplasmoses, as Salmoneloses, a Influenza Aviária e a Doença de NewCastle, as principais preocupações dos responsáveis pelas granjas.

No último dia 25, a granja de postura comercial Clóvis Piva, localizada no município de Coronel Freitas, recebeu vistorias dos médicos veterinários da CIDASC e do ICASA, Fabiana Pessin e Benício Balensiefer e a certidão da CIDASC. Clóvis demonstrou satisfação com a adequação do estabelecimento em relação à IN nº 56/2007 e enfatizou a necessidade de manutenção do status do estabelecimento registrado.

Fonte: Fabiana Pessin – Administração Regional de Chapecó e Gerência de Defesa Sanitária Animal