O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), disponibilizará, em janeiro, 267 treinamentos gratuitos com a intenção de beneficiar mais de 4.500 produtores rurais em todo o território catarinense.
Entre os treinamentos oferecidos no Norte do Estado, a partir da segunda-feira (11) estão o de qualidade do leite em Canoinhas e de operação e manutenção no corte de árvores com motosserra, em Papanduva. Na terça-feira (12) inicia a qualificação de jardineiro, em Monte Castelo, e na quinta-feira (14) de confeitaria, em Campo Alegre.
No Vale do Itajaí, entre os cursos que serão realizados está o de queijos e industrialização de soro (dia 11), em Blumenau. Na quinta-feira (14) começa o treinamento de beneficiamento e conservação de pescado em Petrolândia.
Na região Sul ocorrem os treinamentos de confecção de peças do vestuário íntimo a partir de segunda-feira (11), em Laguna. No dia seguinte (12), começa o de embutidos e defumados de carne de frango, em Jacinto Machado. O curso de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar, em Jaguaruna, está marcado para quarta-feira (13).
Na região Leste, entre as qualificações previstas está a de confecção de peças do vestuário social (11), em Governador Celso Ramos. Na terça-feira (12) será realizado o treinamento de produção caseira de pães e biscoitos, em Palhoça.
Entre os treinamentos previstos na Serra Catarinense estão os de doma racional de equídeos, em São Joaquim, e de qualidade do leite, em Urubici, no dia 11 de janeiro. Na terça-feira (12) começa o curso de embutidos e defumados de carne de frango, em Bocaina do Sul, e quarta-feira (13) o de doces de leite e iogurte, em Otacilio Costa.
Na região do Meio Oeste, ocorrerão os cursos de operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes, em Capinzal, de instalação e manutenção de redes elétricas, em Erval Velho, e de doma racional de equídeos, em Lebon Régis. Todos a partir do dia 11 de janeiro. Na terça-feira (12) começa o treinamento de artesanato com pintura, em Água Doce, e de artesanato em couro, em Joaçaba.
No Oeste, entre os treinamentos previstos para a semana de 11 a 15 de janeiro estão o de cortes e assados de carne suína, em Planalto Alegre, de meliponicultura, em Concórdia, de confeitaria, em Ipuaçu, de identificação e seleção de oportunidades de negócios, em São Domingos, e de cultivo protegido de hortaliças, em Seara.
Entre os cursos que serão desenvolvidos no Extremo oeste estão o de conservas de frutas, em Riqueza, e cultivo de plantas medicinais, em Romelândia, a partir de segunda-feira (11). Durante a semana também serão realizados os treinamentos de informática básica, em Palmitos, cultivo de plantas medicinais, em São José do Centro, doces de leite e iogurte, em Novo Horizonte, e planejamento e implantação de negócios no turismo rural, em Campo Erê.
O Senar/SC organiza, administra e executa o ensino de formação profissional rural e a promoção social do produtor e trabalhador rural e sua família, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do País. “A entidade estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive”, realça o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) que informa as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do seu município.
Fonte: Senar/SC