Os Responsáveis pelo Grupo Especial de Atendimento Sanitário Emergencial (GEASE) e os Responsáveis Regionais pelo Programa de Sanidade Suídea da CIDASC participaram, entre dos dias 09 a 11 de dezembro de 2015, de uma reunião e capacitação técnica.
Durante o evento, realizado na cidade de Florianópolis, foram abordados e discutidos temas relevantes para Defesa Sanitária Animal, incluindo as ações que serão realizadas no sistema de vigilância para febre aftosa em propriedades consideradas de risco com o intuito de comprovar ausência de circulação viral e detecção precoce da doença, em uma possível reintrodução, no rebanho catarinense. Na ocasião os médicos veterinários também puderam avaliar as ações que foram desenvolvidas pelo Programa de Sanidade Suídea durante o ano de 2015, assim como definir as metas para 2016.
O evento, organizado pela Gerência de Defesa Sanitária Animal, contou com a participação e palestras dos Médicos Veterinários Fiscais Federais Agropecuários, Roberto Messer Schmidt (São José/SC), Plínio Lopes (Brasília) e Geraldo Moraes (Brasília). Além disso, ministraram palestras os médicos veterinários da CIDASC, Jader Nones (Programa de Sanidade Suídea) e Flávio Pereira Veloso (PNEFA).
Através de recursos oriundos dos convênios firmados entre CIDASC, MAPA e Programa SC Rural, mais de 40 profissionais da CIDASC, abrangendo todas as Regionais e Escritório Central, puderam participar desta capacitação para atendimento sanitário emergencial.
Fonte: Gerência de Defesa Sanitária Animal.