Foto: Ascom Cidasc

Único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação, Santa Catarina trabalha em diferentes frentes para manter o status. Uma das iniciativas é a lei que desde 2008 exige a identificação de todo bovino e bubalino (búfalo) por meio de um brinco colocado no animal antes dele completar seis meses de idade.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) está reforçando a importância do mecanismo de defesa em divulgação junto aos produtores de todo o Estado. O veterinário Fábio de Carvalho Ferreira, da Gerência de Defesa Sanitário Animal, explica que o brinco apresenta uma numeração e um código de barras que permitem levantar informações como o nome do proprietário e a cidade de origem do animal.

O veterinário ressalta que os brincos são fornecidos gratuitamente para todos os produtores catarinenses, que são responsáveis pela colocação do acessório. Mas ele explica que é preciso procurar o escritório regional da Cidasc para fazer o pedido antes de o animal completar seis meses de idade. “Todo bovino ou bubalino com mais de seis meses de idade e sem o brinco é considerado irregular e precisa ser abatido”, afirma. Ao procurar a CIDASC, o produtor informa os dados do animal que receberá o brinco e também o número do brinco da mãe do animal.

Fonte: Lages rural.