Na última sexta-feira (20) foi realizada palestra de educação sanitária na Escola Municipal Multisseriada da localidade de Macacos, município de Lages-SC. As ações desenvolvidas pela CIDASC e ICASA foram abordadas de forma teórico-prática com os alunos, professores e funcionários, enfatizando Defesa Sanitária Animal, Febre Aftosa, Raiva e Programa de Identificação de Bovinos- PIB.
Os 16 alunos presentes, pertencentes do 1° ao 5° ano, demonstraram muito interesse e interação frente as explanações. Certamente, a compreensão, difusão e aplicação dos conhecimentos será feita, visto que todos são residentes no meio rural e com envolvimento direto, juntamente a família, nas atividades pecuárias.
De forma lúdica, para fixação dos pontos abordados, os médicos veterinários Cristina Perito Cardoso, José Leone Gomes Filho e Luísa Richter, demonstraram a correta forma de identificação de bovinos, fazendo a aplicação de um par de brincos em um molde de papelão. Além disto, foi feita a entrega de folders educativos e confecção de morcegos para decoração de canetas e lápis. Metodologia e ideias trazidas do Workshop de Educação Sanitária – Projeto Sanitarista Júnior, após valiosa troca de experiências.
A educação sanitária constitui a melhor ferramenta para difusão de conhecimentos e mudanças comportamentais e culturais a longo prazo. As crianças, além de receberem as informações corretas e repassá-las aos seus familiares, servem como agentes fiscalizadores nas suas propriedades.
Fonte:
Cristina Perito Cardoso – CIDASC UVL de Correia Pinto
José Leone Gomes Filho – ICASA UVL de Lages
Luísa Richter– CIDASC UVL de Ponte Alta