Foto: Diário Catarinense.

Com uma área produtiva de cerca de 5,9 milhões de hectares, o equivalente a 1% do Brasil, Santa Catarina desponta no cenário nacional em diversas culturas agrícolas e de silvicultura. O Estado, por exemplo, lidera a produção de alho e cebola no Brasil e segura a segunda maior produção em arroz, tabaco, maçã, pêra e erva-mate nativa, segundo o relatório de Produção Agrícola e de Silvicultura Municipal, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são referentes às safras plantadas em 2013 e colhidas em 2014.

Em outubro, o relatório de Produção Pecuária Municipal já consolidava o estado como o maior produtor de suínos, ostras, vieiras e mexilhões do país. Santa Catarina também aparecia como o segundo maior produtor de aves.

A variedade de produtos que abarcam a lista e tem selo catarinense mostram uma das caracterísitcas do nosso campo: diversificação. Um dos fatores que auxilia nesse quesito é o fato de que 90% das terras disponíveis para plantio não ultrapassam propriedades de 50 hectares.

— Também temos uma diversidade climática que permite várias produções específicas, como para temperaturas mais altas ou de altitude. Isso associado a tipos de solo diferentes possibilitam diversos produtos — explica o gerente da Epagri/Cepa, Renei Dorow.

Santa Catarina também aparece como terceira maior produtora nacional de trigo, aveia, erva-mate, palmito, lenha, pêssego e madeira em tora.

Na área de extrativismo, a região serrana e do meio-oeste não só mostram a tradição, mas também a força da produção. Lages é a 7ª cidade que mais produz lenha no país e outras três cidades aparecem nos 20 municípios com maior produção.

— Nossa produção é voltada especialmente para a celulose, e por isso temos em grande parte os pinus e eucaliptos. Mas a aptidão sempre é dupla. Como a madeira para móveis tem um valor agreado maior, as árvores que crescerão maiores e prontas para isso tem outro destino na produção _ aponta Dorow.

Corupá, no Norte de SC, também tem menção honrosa na lista. É a cidade que maisplanta banana no Brasil. Com 150.346 toneladas em 2014, o município é o responsável por cerca de 22% das mais de 700 toneladas catarinenses.

Fonte: Diário Catarinense.